O desenho técnico assistido por computador, chamado de CAD apresenta diversas características e requisitos que são preenchidos por softwares como o AutoCAD, ArchiCAD e VectorWorks. Um desses requisitos principais é o desenho com precisão. Na área da modelagem 3d para arquiteturas e mecânica, um dos softwares que se destacam pela simplicidade e precisão da modelagem 3d, sem o auxílio de linhas de comando ou manipulação de valores numéricos é o SketchUp. Já pensou se pudéssemos misturar as vantagens e precisão do desenho em AutoCAD com a facilidade e precisão do SketchUp?

A Autodesk apresentou recentemente um projeto chamado Cooper, que ainda é um software experimental disponível no Autodesk Labs e aparentemente fez essa mistura de opções. Os dois vídeos abaixo mostram de maneira bem simplificada o uso do Cooper no desenho de elementos arquitetônicos e plantas, com um sistema de snap muito semelhante ao que visualizamos no SketchUp para modelagem 3d. O primeiro vídeo mostra uma visão geral do software e o segundo apresenta a aplicação prática em projetos.

Como é possível perceber pelo vídeo, a proposta do software é trabalhar com desenho 2d estilizado, sem a frieza das pranchas técnicas produzidas no AutoCAD, mas adotando poderosas e simples ferramentas de snap que deixam fácil e rápido o desenho 2d. Esse tipo de ferramenta é perfeita para escritórios de arquitetura ou paisagismo, que trabalham ainda com aqueles desenhos humanizados, desenhados em ferramentas como o Corel Draw, Photoshop e Illustrator. Ainda conheço alguns escritórios e arquitetos que trabalham com a humanização de desenhos técnicos com essas ferramentas.

A dificuldade de usar esse tipo de software para trabalhar com desenho técnico é que dificilmente encontramos muitos blocos de objetos, como mobiliário e vegetação, prontos para usar no Corel Draw ou Photoshop. E transformação de arquivos no formato DWG para PSD ou CDR não é das mais simples. Com esse projeto Cooper, que ainda é experimental e pode ser copiado de maneira gratuita no web site da Autodesk. Ainda não é possível fazer o download dele no Brasil, pois o programa de testes do Cooper não abrange a nossa região ainda, assim como acontece com os testes de outras ferramentas.

Mas, é importante saber que no futuro teremos a disposição esse tipo de ferramenta para trabalhar de maneira mais simples o desenho técnico. Os fãs do SketchUp e AutoCAD é que devem gostar.