A animação de objetos que apresentem algum tipo de rotação em 3d sempre apresentam algum tipo de complicação ou dificuldade, principalmente se essa rotação apresenta restrições de movimentos. Uma das ferramentas que permite aliviar esse processo de animação usando rotações é o chamado constraint Look at que transforma a animação de rotação em animação de translação. Ao invés de adicionar rotações nos objetos, podemos criar um alvo que deve ser seguido pelo objeto, usando uma rotação. Isso evita ter que trabalhar com ângulos nos movimentos dos objetos. Essa é a regra para fazer animações envolvendo olhos de personagens e câmeras, deixando a tarefa de criar movimento muito mais fácil.

Mas, e as restrições? Imagine que você tem um objeto mecânico que está preso por diversas roldanas e parafusos e que só podem girar em determinados ângulos. Como resolver esse tipo de animação? Caso você seja usuário do 3ds Max, existe um tutorial muito interessante que mostra a configuração de luminárias que seguem esse mesmo padrão de comportamento. O bulbo da luminária está preso por parafusos na armação do objeto, sendo que o mesmo deve ser animado e girado seguindo algumas regras.

O tutorial está em vídeo e foi produzido usando o 3ds Max 2009:

No tutorial, o autor ensina a usar o constraint Look at do 3ds Max e restringir as rotações de objetos apenas em determinados eixos. Para fazer esse tipo de configuração, podemos acessar a aba Hierarchy do 3ds Max e desmarcar os eixos que devem girar junto com o objeto. Isso é extremamente simples de fazer a não requer muito trabalho de edição. Depois que as opções estão desmarcadas, o modelo 3d gira apenas no sentido determinado pelo autor e respeita as restrições impostas pelas configurações.

A técnica é bem simples, mas permite trabalhar com animações mecânicas e outras configurações com restrições na rotação. Por exemplo, podemos aplicar esse mesmo tipo de ferramenta em:

  • Veículos
  • Armas atreladas nos veículos
  • Câmeras que precisem se mover
  • Plataformas de lançamento

Esses são apenas alguns exemplos de objetos que apresentam restrições de rotação parecidas com o exemplo do tutorial. Basta colocar a sua imaginação para funcionar e configurar os objetos mecânicos com rotações definidas no 3ds Max.