A modelagem 3d de objetos com aspecto mais geométricos sempre resulta em pequenos problemas de topologia, principalmente quando o objetivo da modelagem é criar elementos complexos com várias faces. Mas, é quando o projeto envolve a manipulação e criação de superfícies com curvas e pequenos detalhes arredondados que a coisa começa realmente a complicar. Um dos problemas mais comuns nesse tipo de projeto é a existência de faces coplanares, que deixam o arquivo do projeto mais pesado e não agregam nada ao modelo 3d.

Na última atualização do 3ds Max, a Autodesk até adicionou uma ferramenta que faz a análise de modelos 3d, mostrando locais em que podemos encontrar faces e superfícies coplanares, para otimizar a topologia do modelo. Em outras ferramentas 3d isso também é possível, mas requer o uso de plugins ou scripts que fazem essa análise do modelo 3d. Caso você seja usuário do SketchUp e já passou por dificuldades com faces coplanares, existe um plugin que pode ajudar muito na análise e correção desse tipo de problema em modelos 3d.

O plugin para SketchUp se chama CleanUp e pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço. É necessário se registrar no fórum para ter acesso ao arquivo.

tutorial-sketchup-ferramenta-modelagem-faces-duplicadas

A imagem que ilustra esse artigo mostra bem o resultado da aplicação do script em objetos que geralmente apresentam grande quantidade de faces duplicadas, que são os móveis e objetos usados na ambientação do projeto.

Depois que o script é devidamente copiado na pastas de scripts do SketchUp, podemos acionar a ferramenta e ajustar os seus parâmetros. A quantidade de informações necessárias para remover as faces duplicadas é bem simples, precisando apenas que o artista determine se quer ou não remover as faces. Depois disso o próprio script faz o trabalho de aperfeiçoar o modelo 3d.

Essa é uma ferramenta indispensável para artistas 3d e profissionais que usam o SketchUp como plataforma de modelagem, principalmente se o objetivo da modelagem for exportar os objetos para outros softwares, coisa bem comum em termos de aproveitamento com o SketchUp. O modelo 3d base é construído de maneira rápida com o SketchUp e depois exportado para ferramentas como o Blender 3D, 3ds Max ou Cinema 4D para receber materiais e texturas realistas.