Clicky

VRay 1.5 SP4 disponível para download

Na semana passada o Chaos Group lançou uma atualização para o seu famoso renderizador VRay, que é uma unanimidade entre usuários do 3ds Max como a melhor e mais rápida opção para gerar imagens realistas. O VRay tem uma reputação tão boa entre os artistas especializados em 3ds Max, que muitos deles acabam investindo mais mil dólares para conseguir o renderizador e deixam de lado o Mental Ray que acompanha o 3ds Max “de fábrica”. Como essa versão do VRay foi apenas uma atualização para o software que já estava no mercado, poucos recursos foram adicionados na atualização, sendo que a grande maioria das alterações foram focadas na correção de bugs e problemas reportados por artistas 3d. A lista com as atualizações e novidades do VRay 1.5 SP4 podem ser conferidas nesse link. Os usuários registrados no web site da Chaos Group podem fazer o download da atualização de maneira totalmente gratuita do VRay no mesmo endereço.

int_tableview

O que faz um usuário migrar de uma solução praticamente gratuita como o Mental Ray, caso o mesmo compre ume licença do 3ds Max?

Caso você tenha se feito essa pergunta, mas nunca teve a oportunidade de testar ambos os renderizadores no 3ds Max, existe uma discussão muito interessante no CG Talk sobre o assunto. Um artista está questionando exatamente os motivos que levam uma pessoa a gastar mais dinheiro no VRay, mesmo sabendo que o Mental Ray está disponível de maneira gratuita para usuários do 3ds Max.

As opiniões são bem divergentes, mas na sua grande maioria podemos encontrar alguns depoimentos que compartilham da mesma opinião. Nas experiências que já tive com ambos os renderizadores, posso dizer que os dois são muito bons. O que realmente diferencia os softwares é a velocidade do render em algumas situações e os possíveis problemas. O Mental Ray é famoso por gerar problemas de gerenciamento na memória RAM do computador. Caso você já tenha renderizado cenas muito grandes, deve ter passado alguma vez por problemas relacionados a mensagens de erro do Mental Ray sobre memória.

O VRay é extremamente rápido para cenas internas e dispõe de ótima documentação e opções para criar animação 3d de maneira rápida também. Visite o link para encontrar diversos pontos de vista sobre ambos os renderizadores. Mas, uma coisa ninguém pode negar é que o VRay é mais usado para visualização de projetos arquitetônicos, enquanto o Mental Ray é aplicado em projetos realmente pesados e com consumo intenso de recursos como imagens para cinema. Nesse caso ele é usado junto com o Maya.

Para decidir de maneira mais segura, sempre é recomendável pegar um dos seus projetos e renderizar o mesmo no Mental Ray e VRay, e ter a melhor comparação baseada em desempenho, para suas necessidades.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Murilo 10/11/2009 em 10:22 am

    Oi Allan brito, tudo bem?

    Eu gostaria de adquirir o VRAY para max 2010 quanto custa?

    Obrigado

    Murilo

  2. jose simom arias 25/02/2010 em 5:40 pm

    por favor moro na bolivia desejo adquirir o vray para max2010 que o faco brigado

  3. ANTONIO DE AVELINO 03/05/2010 em 11:20 am

    OLÁ EU GOSTARIA DE COMPRAR O VRAY, QUERO SABER COMO COMPRAR E QUANTO CUSTA.?

Deixar Um Comentário