O conhecimento de ferramentas relacionadas a ilustração e desenho técnico pode ajudar muito um artista 3d na manipulação de objetos e material recebido de agências e escritórios de arquitetura. Por isso, sempre recomendo para meus alunos cursos e experiências com softwares como AutoCAD, ArchiCAD, VectorWorks e outros. Na última semana encontrei um recurso oferecido pela própria Autodesk que pode ajudar muito as pessoas interessadas em aprender o funcionamento do AutoCAD, que é o web site chamado de AutoCAD Exchange. Além de oferecer diversos materiais e documentação extra para usuários do AutoCAD, podemos encontrar uma vasta área com material educacional gratuito.

Esse material está organizado em pequenos blocos de conteúdo que são organizados em pequenos cursos. O mais interessante, depois da qualidade do material, é que tudo está disponível de maneira gratuita e sem restrição de acesso para o Brasil, como acontece com alguns dos recursos da Autodesk. Por exemplo, existe um curso lá que mostra as novidades do AutoCAD 2010, com descrição tanto em texto como exemplos em vídeo das ferramentas e novas opções do AutoCAD 2010.

curso-gratuito-autocad.jpg

Por enquanto existem apenas quatro cursos disponíveis, mas com o tempo deve ser disponibilizado mais material. Os cursos disponíveis são os seguintes:

  • Curso sobre os destaques do AutoCAD 2010
  • Curso sobre desenho técnico com o AutoCAD 2010 LT
  • Curso sobre desenho técnico com o AutoCAD 2009 LT
  • Curso sobre o AutoCAD P&ID

Esse último curso sobre o AutoCAD P&ID é interessante para os estudantes de engenharia ou profissionais que trabalham com projetos de indústrias, pois ele mostra como é possível usar as ferramentas do software para projetar tubulações e instalações pesadas.

Antes de cada vídeo presente nos cursos, encontramos uma lista com os pré-requisitos necessários para que você possa entender o conteúdo exposto nas explicações. Isso é muito importante, pois os vídeos são curtos e aborda apenas os assuntos propostos nos títulos das aulas, considerando que ferramentas e opções necessárias para usar o tópico em questão já são de conhecimento do usuário. Por exemplo, o vídeo que comenta sobre linhas de cota com constraints já considera que você sabe usar linhas de cota.

Se você tem interesse em aprender AutoCAD de maneira gratuita, visite o endereço e faça o seu cadastro.