Clicky

Configuração avançada de personagens no Blender 3D: Material para download

Entre os diversos atrativos da conferência Blender, é que podemos acompanhar algumas apresentações e palestras de artistas renomados demonstrando exemplos e técnicas avançadas para conseguir configurar cenas e animações no Blender. Para a alegria das pessoas que não puderam comparecer nas apresentações, como eu, muito do material usado nas palestras está começando a ser disponibilizado para download pelos próprios palestrantes, como é o caso do artista Jiri Heneberk, que realizou uma palestra com o tema “Configuração avançada de personagens” que evidentemente é o tema traduzido. Como forma de divulgar a sua participação no evento, o artista publicou um link para downlado dos slides usados para a apresentação nesse endereço, assim como os arquivos com personagens e exemplos usados para demonstrar as técnicas abordadas.

O material está disponível tanto em PDF como no formato ODP do Open Office, com um total de 42 slides é o tipo de apresentação que ajuda mesmo sem a presença do palestrante.

configuracao-avancada-personagens-blender-3d.jpg

Essa é a lista de tópicos abordada na apresentação, que conta com arquivos de exemplo com personagens e configurações equivalentes aos tópicos:

  • Princípios da configuração de personagens
  • Configurando personagens com cinemática inversa “elástica”
  • Estruturas baseadas em cinemática direta, com pequenas variações usando cinemática inversa
  • Exemplo de interface para controlar expressões e poses de personagens 3d
  • Animações com bones para deformar modelos 3d
  • Questões sobre o a cópia de rotação de bones

Se você não é usuário do Blender 3D, apenas a primeira parte do material disponibilizado para download já ajuda bastante no aprendizado de conceitos e técnicas necessárias para trabalhar com configuração de personagens. Essa é uma parte extremamente trabalhosa da animação, pois antes mesmo do personagem 3d realizar movimentos ou atuar, a sua estrutura deve possuir características que permitam esse tipo de movimento e deformações.

Durante a palestra o artista faz diversas referências para o projeto Durian e o Blender 3D 2.50 que deve adicionar novas opções e controles para animadores 3d. Mesmo sem revelar muitas coisas, o artista já aponta algumas possíveis direções que o projeto deve tomar para deixar a animação de personagens ainda mais simples de produzir no Blender 3D. Esse é um download mais que recomendado para usuários do Blender 3D, e já estou analisando o material para aproveitar nas minhas aulas e palestras sobre animação 3d com o Blender.

2017-04-11T10:30:02+00:00 By |Animação, Blender 3D|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Mauro Mascate 19/11/2009 em 8:42 am

    Bom dia,

    eu gostava de ter mais informaçoes sobre esse projecto se possivel…

    Adorei o trabalho e dava-me tanto geito aprender a fazer algo parecido.

    O que me levou a contacta-lo foi que estou perante um projecto escolar de final de curso em que utilizo o Blender 3D.

    O site tem muita informação e já me ajudou muitas vezes.

    Aguardo resposta e obrigado pelo seu tempo,
    Mauro Mascate

  2. Jonatas Pedro 03/09/2012 em 6:46 pm

    Olá Allan Brito! Meu nome é Jonatas, tenho 15 anos e estou começando a trabalhar com o Blender. Já tenho as noçoes básicas de modelagem, animaçao e rig. Gostaria muito que voçe fizesse um tutorial sobre camera track no Blender pois me ajudaria muito em meus projetos. Desde já agradeço.

Deixar Um Comentário