Um dos lançamentos mais aguardados pela comunidade de usuários e artistas que usam o Blender 3D foi disponibilizado hoje pela fundação Blender, que é a versão 2.50 da nossa suíte de modelagem e animação 3D. Antes que você se anime e migre todos os seus projetos em andamento para essa versão do Blender, que apresenta interface e algumas ferramentas totalmente reformuladas, é importante tomar alguns cuidados com essa nova versão que ainda está em desenvolvimento. Digo isso devido ao fato de receber muitas mensagens e questionamentos, seja por mensagens enviadas pelo formulário de contato aqui do blog ou pelo meu Twitter. É impressionante o número de usuários e artistas que está planejando migrar todos os seus projetos já para o Blender 3D 2.50.

Repare que junto do nome dessa versão existe o termo “Alpha 0”, significando que esse é o primeiro estágio de um longo caminho de desenvolvimento que deve culminar com diversos lançamentos intermediários, até a versão estável que pode tanto se chamar Blender 3D 2.50 como Blender 3D 2.60, pois isso já foi mencionado em conversas entre os desenvolvedores do software. Sendo um software em estágio Alpha, ele é ideal para fazer testes e estudar, mas muito perigoso de usar em ambientes de produção. Imagine que você precisa produzir uma imagem e entregar para um cliente, ou mesmo uma animação em 3d e devido a um bug ainda inexplorado e sem solução dessa versão Alpha, o projeto acaba tendo que ser adiado ou atrasado. Quando o assunto envolve projetos comerciais, atrasos são sinônimo de prejuízo para o artista e a possível perda de um cliente.

blender3d-250-alpha-disponivel-download.jpg

A mesma coisa se aplica em trabalhos acadêmicos, pois dificilmente o professor deve aceitar que a justificativa para o atraso do seu projeto é que o software ainda está em Alpha. Isso não é uma particularidade do Blender 3D, pois todos os softwares apresentam bugs, seja ele o 3ds Max da Autodesk ou o Houdini da SideFX. Mas, sendo um software em estágio Alpha esses problemas podem aparecer com uma freqüência bem maior.

Quando será a hora de usar essa versão em ambientes de produção? Apenas quando o projeto Durian estiver concluído, o que deve culminar com a resolução da maioria dos problemas e lançamento de uma versão estável do software. Isso só deve ocorrer na metade do próximo ano, ou mais precisamente em Agosto como já foi colocado em alguns calendários de desenvolvimento do Blender 3D e do projeto Durian.

Para fazer o download do Blender 3D 2.50 Alpha 0, visite o endereço indicado no link.

Mas, como começar a trabalhar com essa versão? Caso você queira uma introdução rápida, o vídeo abaixo foi gravado usando uma versão de testes, mas a interface é a mesma:

Se não é para usar essa versão em ambientes de produção, qual a melhor abordagem?

A mina recomendação é que você use tanto o Blender 3D 2.49 quanto o 2.50. Em projetos mais sérios e que envolvem prazos ou valores financeiros, fique com a estabilidade do 2.49 e vá estudando a versão 2.50 para aprender mais sobre a sua interface e ferramentas, para estar bem ambientado quando a versão estável for lançada. Sei que é complicado fazer isso, mas é a melhor maneira de evitar problemas mais sérios e garantir a entrega dos seus projetos.

Uma excelente notícia para os usuários do Blender 3D no Mac Os X é que essa versão parece ter resolvido o problema de desempenho do OpenGL nas placas onboard da Intel, presente nos MacBooks brancos. Ao menos eu estou conseguindo um desempenho muito melhor aqui no meu Mac com essa placa.