Blender 3D 2.50 Alpha 0 disponível para download

Um dos lançamentos mais aguardados pela comunidade de usuários e artistas que usam o Blender 3D foi disponibilizado hoje pela fundação Blender, que é a versão 2.50 da nossa suíte de modelagem e animação 3D. Antes que você se anime e migre todos os seus projetos em andamento para essa versão do Blender, que apresenta interface e algumas ferramentas totalmente reformuladas, é importante tomar alguns cuidados com essa nova versão que ainda está em desenvolvimento. Digo isso devido ao fato de receber muitas mensagens e questionamentos, seja por mensagens enviadas pelo formulário de contato aqui do blog ou pelo meu Twitter. É impressionante o número de usuários e artistas que está planejando migrar todos os seus projetos já para o Blender 3D 2.50.

Repare que junto do nome dessa versão existe o termo “Alpha 0”, significando que esse é o primeiro estágio de um longo caminho de desenvolvimento que deve culminar com diversos lançamentos intermediários, até a versão estável que pode tanto se chamar Blender 3D 2.50 como Blender 3D 2.60, pois isso já foi mencionado em conversas entre os desenvolvedores do software. Sendo um software em estágio Alpha, ele é ideal para fazer testes e estudar, mas muito perigoso de usar em ambientes de produção. Imagine que você precisa produzir uma imagem e entregar para um cliente, ou mesmo uma animação em 3d e devido a um bug ainda inexplorado e sem solução dessa versão Alpha, o projeto acaba tendo que ser adiado ou atrasado. Quando o assunto envolve projetos comerciais, atrasos são sinônimo de prejuízo para o artista e a possível perda de um cliente.

blender3d-250-alpha-disponivel-download.jpg

A mesma coisa se aplica em trabalhos acadêmicos, pois dificilmente o professor deve aceitar que a justificativa para o atraso do seu projeto é que o software ainda está em Alpha. Isso não é uma particularidade do Blender 3D, pois todos os softwares apresentam bugs, seja ele o 3ds Max da Autodesk ou o Houdini da SideFX. Mas, sendo um software em estágio Alpha esses problemas podem aparecer com uma freqüência bem maior.

Quando será a hora de usar essa versão em ambientes de produção? Apenas quando o projeto Durian estiver concluído, o que deve culminar com a resolução da maioria dos problemas e lançamento de uma versão estável do software. Isso só deve ocorrer na metade do próximo ano, ou mais precisamente em Agosto como já foi colocado em alguns calendários de desenvolvimento do Blender 3D e do projeto Durian.

Para fazer o download do Blender 3D 2.50 Alpha 0, visite o endereço indicado no link.

Mas, como começar a trabalhar com essa versão? Caso você queira uma introdução rápida, o vídeo abaixo foi gravado usando uma versão de testes, mas a interface é a mesma:

Se não é para usar essa versão em ambientes de produção, qual a melhor abordagem?

A mina recomendação é que você use tanto o Blender 3D 2.49 quanto o 2.50. Em projetos mais sérios e que envolvem prazos ou valores financeiros, fique com a estabilidade do 2.49 e vá estudando a versão 2.50 para aprender mais sobre a sua interface e ferramentas, para estar bem ambientado quando a versão estável for lançada. Sei que é complicado fazer isso, mas é a melhor maneira de evitar problemas mais sérios e garantir a entrega dos seus projetos.

Uma excelente notícia para os usuários do Blender 3D no Mac Os X é que essa versão parece ter resolvido o problema de desempenho do OpenGL nas placas onboard da Intel, presente nos MacBooks brancos. Ao menos eu estou conseguindo um desempenho muito melhor aqui no meu Mac com essa placa.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

12 comentários sobre “Blender 3D 2.50 Alpha 0 disponível para download”

  1. Pingback: Blender 3D 2.50 Alpha 0 disponível para download « netCAD 3D
  2. Realmente impressionante, mas espero que você esteja também trabalhando no seu livro dessa nova versão, pois irei adiquirir o livro assim que publicar!!

    Aguardamos o Guia do Usuário – Blender 3D com a versão 2.5!!

  3. Ainda estou pensando em como fazer essa atualização. Usar o 2.50 em desenvolvimento é muito perigoso. Pois, tudo pode mudar até o lançamento do 2.60 depois do projeto Durian.

    Já pensou adquirir um livro que explique o procedimento para fazer uma animação, e quando chegar na prática as explicações não batem? A solução é fazer um capítulo só sobre o 2.50 e suas diferenças.

  4. Realmente é otimo porem e sempre há um, os bugs, mas é totalmente viável trabalhar nesta nova versão devido as enumeras modificações eu mesmo to levando uma surra dos velhos comandos e os novos e seus atalhos que não encontro nem a pau, o melhor é fazer copias backup e trabalhar em paralelo se alguem receber a mensagem “houve um erro e alguns ou todos os dados de animação serão perdidos a copias evitara o palavreado chulo eminente deste pequeno contra tempo…rsrsrs. um bug que me deparei ontem foi o de uma cortina que coloquei no cenário de um projetinho meu e que de uma versão para outra deu esse probleminha no cloth. tambem texturas que não podem ser mais visualizadas dentro do programa e assim por diante.

  5. O layout realmente esté muito bom e a disposição das paletas também, ficou parecido com outros programas 3d do mercado vou ter que me habituar um pouco.

    Mas como qualquer programa alpha já apresentou uma falha de cara. É cedo para avaliar o software , mas parece um que problema que existia quando o blender rodava em linux(debian e ubuntu), agora também esta presente de maneira diferente no vista ou em maquinas com videos mais modestos como meu que possui chipset de video sis(mirage).

    Ao movimentar o mouse pela tela, toda a interface se expande com falhas na composição.

    Esquisito, mas aconteceu comigo no linux mesmo com placa gforce e radeon nas outras versões anteriores do blender. Espero que eles resolvam isso logo.

    Um abraço e como sempre a materia muito boa e explicativa.

  6. Então, não imaginei que a 2.6 sairia tão diferente assim, achei q após o Durian eles “arrumariam a casa” para o 2.51 e 2.52 sair estável e até o 2.6 seria simplesmente evolução de ferramentas e etc…

    Mas enfim, aguardo o livro da versão estável com muita expectativa.

  7. ola eu estalei a nova versão 2.5 do blender mas o painel do menu do lado direito esta dando erro não esta aparecendo, só fica piscando, eu que ria saber se vc sabe o que pode estar acontecendo eu ja exclui e baixei de novo mas continua dando o mesmo defeito, sera que pode me ajudar eu uso o sistema operacional window7 ficarei muito grato se me ajudar, valeu abraço.

  8. Ola, estou começando a mexer no Blender e gostaria de assistir a videos tutoriais, no qual você, Alan Brito elabora.
    Encontro esses videos disponiveis aqui ? abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *