Tutorial SketchUp: Modelagem orgânica com extrude de curvas 3D

O SketchUp é uma ferramenta fantástica para criar modelos 3d baseados em primitivas geométricas simples como cubos e volumetria de objetos com faces e cilindros. Mas, quando o assunto é modelagem orgânica e mais voltada à representação de superfícies maleáveis, a coisa pode complicar significativamente. Por exemplo, para conseguir criar a maquete eletrônica de um estádio ou pavilhão de exposições que use como cobertura algum tipo de lona, ou superfície não baseada em formar geométricas, o artista pode precisar de outro software ou algum script que ajude nesse tipo de modelagem.

É nessas situações que um script ou plugin pode ajudar bastante! Quando o projeto é apenas iniciado no SketchUp para depois passar para outros softwares mais sofisticados de modelagem, como o Blender 3D ou 3ds Max a coisa fica mais simples. Caso a opção seja resolver com o SketchUp mesmo esse tipo de modelagem, existe um script chamado de Extrude by Rails, que usa linhas para guiar o extrude no SketchUp. Para fazer o download do script para o SketchUp, visite esse endereço.

tutorial-sketchup-extrude-estruturas-organicas-3d-1

O funcionamento da ferramenta é bem simples, sendo potencializada ainda mais com o uso de outros scripts para criar curvas bezier ou outras superfícies mais orgânicas. Assim que o script for copiado na pasta de scripts do SketchUp, uma nova opção estará disponível no menu de plugins do software como o nome da ferramenta. Para usar o script são necessárias três linhas que definem:

  • O perfil do objeto que será usado no extrude
  • Duas linhas que definem o caminho usado pelo extrude

Assim que a opção do script é acionada, podemos clicar sobre o objeto representando o perfil e depois as duas linhas que marcam o caminho. O processo é bem parecido com o Edge Surface do AutoCAD, mas aqui é necessário selecionar apenas três entidades e não quatro como no AutoCAD.

Ao aplicar a ferramenta no conjunto de curvas Bézies abaixo:

tutorial-sketchup-extrude-estruturas-organicas-3d-2

O resultado pode ser conferido na próxima imagem:

tutorial-sketchup-extrude-estruturas-organicas-3d-3

No final do processo temos uma superfície orgânica e com excelente nível de detalhamento para representar coberturas mais complexas e próprias para tecidos, ou até mesmo estruturas tencionadas. O único desafio será desenhar as linhas na posição exata em que o extrude precisa ser realizado.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Tutorial SketchUp: Modelagem orgânica com extrude de curvas 3D”

  1. Cara,seu blog é massa.
    Aprendo muita coisa aqui.Imagine que tem funçoes no sket que eu nunca pensei pra que serve e acabo descobrindo nesse blog (e alguns outros…)as funcionalidades e dicas de ferramentas …Bacana mesmo!
    Obrigado

  2. Camarada você já me ajudou bastante com essas dicas de seu blog, porem só tenho a agradecer. Valeu.

  3. Oi, parabéns pele blog, ele está sendo muito útil para mim. Eu queria que você me informasse como eu consigo baixar esse plugin (extrude edges) do google sketchup.

    Obrigado.

  4. E como faço para aplicar um tecido estampado nesta superfície curva sem que ela fique com o padrão distorcido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *