O uso de softwares 3d para produção de material relacionado com entretenimento é amplamente conhecido por todos, inclusive pelas pessoas que começam a trabalhar com animação e modelagem 3d. Como esse tipo de conteúdo é bem comum na TV e cinema, fica difícil não usar ele como referência e almejar uma carreira nessa área. Mas, ainda existem diversas aplicações de softwares 3d que não são óbvias ou mesmo famosas a ponto de despertar interesse em artistas 3d iniciantes. Por exemplo, uma outra área em que podemos usar esses softwares é na investigação forense, com a simulação de incidentes ou acidentes. Quem assiste programas na TV a cabo e produções dos canais Discovery Channel ou History Channel deve saber do que estou falando.

Esse tipo de conteúdo é consumido em larga estala por essas produtoras de conteúdo para documentários, e pode ser um campo de trabalho para artistas que se aventurem na comunicação em língua inglesa.

Você deve estar lembrado do acidente sofrido pelo voo 1549 da US Airways, em que o piloto foi forçado a fazer uma aterrissagem no rio Hudson em Nova York, depois que as turbinas do seu avião foram atingidas por pássaros. Boa parte da investigação desse acidente foi feita fazer reconstituições em 3d da trajetória do avião. A empresa responsável pela produção dos vídeos e da pesquisa sobre a trajetória e eventos daquele voo, publicou um artigo detalhando o processo de produção das animações e conteúdos que ajudaram nas investigações.

O resultado pode ser conferido no vídeo abaixo:

Toda a produção foi feita no LightWave 3D com o auxílio dos arquivos de áudio e dados do radar.

animacao-3d-forense-lightwave-voo-1549.jpg

Entre os desafios para criar esse tipo de material está a necessidade de se manter ao máximo atrelado aos eventos que ocorreram naquele dia, sem desviar em momento algum do que os dados mostram. Quando estamos trabalhando em animações ou outros projetos, é perfeitamente normal fazer ajustes durante a produção. Nesse caso, tudo que é mostrado precisa corresponder ao que realmente aconteceu.

A transcrição dos diálogos entre o piloto e a torre foram montados no Adobe Premiere, para facilitar o entendimento da seqüência de eventos. Ainda existem mais vídeos e infográficos que foram usados para reconstruir a cena completa.

Você já pensou na possibilidade de se especializar em animação 3d forense?