O Mental Ray é um excelente renderizador para produções que demandem grande quantidade de informações e manipulação de dados, sem falar no excelente nível de realismo alcançado nas suas renderizações. Mas, assim como acontece com a maioria dos softwares envolvidos na produção de imagens 3d, ele é uma das diversas opções existentes para renderizar imagens com o 3ds Max. Quando o assunto descamba para a visualização de projetos arquitetônicos é que a coisa acaba ficando ainda mais confusa para os usuários, pois o V-Ray é a escolha da maioria dos artistas 3d para produzir imagens para arquitetura. Eu mesmo estou considerando adquirir uma licença do V-Ray Standalone para usar junto com o Blender 3D e passar a escrever artigos e material, sobre como usar o V-Ray com o Blender 3D. Todos os relatos que li sobre o uso dele em conjunto com o Blender são positivos, e isso adicionaria o V-Ray ao conjunto de renderizadores que uso nos meus projetos.

Mas, e o Mental Ray? Muitas vezes usar o Mental Ray junto com o 3ds Max é a melhor escolha, mesmo que a escolha seja condicionada por fatores financeiros. Como o software já acompanha o 3ds Max, ao comprar uma licença do software o renderizador já está lá.

Nesse caso, como fazer para conseguir gerar imagens realistas com ele para arquitetura? Para ajudar artistas que estejam interessados em aprender o Mental Ray para esses fins, um artista 3d chamado Pierre-Felix Breton escreveu uma apostila sobre o Mental Ray e 3ds Max para maquetes eletrônicas para a Autodesk. O artista mostra o processo de produção no 3ds Max para arquitetura, com o foco na renderização com o Mental Ray.

apostila-gratuita-3ds-max-mental-ray-arquitetura.jpg

O material está disponível em PDF com um total de 35 páginas muito bem ilustradas e explicadas. O artista começa abordando as configurações gerais do Mental Ray e os materiais próprios do renderizador, assim como lista os diversos efeitos e fenômenos óticos que podem ser gerados com esses materiais.

Agora, o mais interessante dessa apostila é a análise que o artista faz de diversas imagens e pequenos problemas que acontecem na renderização, fazendo a indicação de como resolver e remover os defeitos. Por exemplo, sombras que ficaram com pouca definição ou texturas com defeitos de exibição ou reflexão.

O download é mais que recomendado para os usuários do 3ds Max e Mental Ray, sendo inclusive uma excelente base de estudos para os artistas interessados em aprender como solucionar problemas na criação de imagens em 3D.