Uma das melhores maneiras de praticar a modelagem 3d e renderização de ambientes é trabalhar com composição de cenários e projetos, envolvendo diversos níveis e planos de visualização. Como forma de exercitar as habilidades nos softwares 3d, principalmente nos casos em que os artistas não possuem pouca experiência com o manejo das ferramentas 3d, o caminho indicado é escolher cenas e temas que demandem pouco trabalho de composição ou modelagem. Por exemplo, quando o tema da modelagem envolve a criação de paisagens como montanhas e vegetação, o artista tem um grande desafio que é a elaboração de topografia e elementos individuais como árvores para o cenário.

Como esse tipo de projeto pode gerar inúmeros objetos e polígonos, carregando significativamente o arquivo do projeto, o indicado é começar com cenas simples que envolvam poucos objetos no cenário, ou opções que façam uso de elementos como partículas ou instâncias. Isso é essencial para evitar problemas ou decepções com o uso intenso de recursos do computador, que pode inclusive fazer com que o artista desista do projeto pela incapacidade de manipular a cena.

Nesse ponto a criação de ambientes espaciais é excelente para o objetivo de criar cenas simples e com potencial para resultados visuais agradáveis, pois demanda poucos cuidados com a iluminação e modelagem 3d de maneira geral. Os elementos visíveis nesse tipo de cenário podem ser posicionados usando partículas ou outras técnicas para espalhar objetos no plano de fundo da cena.

Caso você seja usuário do Blender 3D, existe um tutorial detalhado e muito interessante sobre a criação de cenários espaciais com o uso de asteróides e outros elementos para simular anéis e detritos espaciais. O tutorial está em vídeo o mostra várias dicas para criar um ambiente composto por partículas simulando um cinturão de asteróides.

“Asteroid Belt” Video Tutorial (for Blender 2.49) from Konrad Haenel on Vimeo.

O foco do tutorial é mostrar como criar asteróides usando um script próprio para elaborar asteróides e rochas, próprias para esse tipo de ambiente. Na primeira parte do vídeo podemos acompanhar a elaboração do sistema de partículas que serve como base para distribuição dos asteróides. As partículas são organizadas sobre um plano curvo, simulando a borda de um sistema em anéis semelhante aos que circundam Saturno.

Assim que os asteróides estão criados na cena, podemos perceber como o processo de iluminação e composição para esse tipo de cena é simples e com apenas alguns ajustes na iluminação, podemos adicionar elementos esparsos no ambiente para somar na composição total.