Clicky

Tutorial Blender 3D 2.50: Aplicando texturas UV

O Blender 3D 2.50 que ainda está em desenvolvimento e já pode ser usado na sua versão Alpha 0, apresenta diversas mudanças na sua interface, que refletem as alterações estéticas do software e também dos códigos e algoritmos que controlam o funcionamento do software. Nessa fase de desenvolvimento, o ideal é usar o software apenas para fins educacionais, deixando os ambientes de produção e projetos mais sérios para o Blender 3D 2.49. Isso evita que você tenha problemas com perda de dados ou o surgimento de um bug, que impeça um projeto de ser concluído, podendo significar em prejuízos financeiros.

Mas, o que mudou? Como começar a trabalhar com o 2.50? Aos poucos, estou organizado os meus antigos tutoriais em vídeo que publico periodicamente aqui no Blog, e devo adaptar a maioria deles para a versão 2.50. Enquanto os meus tutoriais não ficam prontos, podemos acompanhar alguns vídeos interessantes que já mostram o funcionamento de procedimentos comuns ao 2.49 que mudaram no 2.50.

O vídeo abaixo é um bom exemplo disso, sendo produzido por Pablo Lizardo, mostrando os procedimentos para criar mapeamento UV e aplicar texturas na versão 2.50.

Apesar de ser bem curto e mostrar o procedimento para configurar o mapeamento apenas em um sólido geométrico simples como um cubo, podemos encontrar diversas dicas valiosas no vídeo, como os locais em que adicionamos texturas, e alteramos o tipo de mapeamento para que as UV sejam consideradas. Um dos pontos fortes do Blender 3D, que não foi modificado nem um pouco na versão 2.50 é a qualidade do algoritmo que faz o mapeamento UV, sendo um dos melhores que conheço. No vídeo é possível acompanhar como a ferramenta lida de maneira rápida com formas simples, mas o resultado com formas complexas e modelos 3d apresentando milhares de faces não é diferente.

Para fazer o download do Blender 3D 2.50 Alpha 0, visite o endereço indicado no link. Na época em que a versão 2.50 alpha foi lançada, o artigo que mencionou o lançamento aqui no blog propôs uma pesquisa rápida, para saber o que você pretende fazer com essa versão 2.50. Caso ainda não tenha participado, você pode ler o artigo e dar a sua opinião nesse endereço.

2017-04-11T10:29:23+00:00 By |Blender 3D|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Alex 14/12/2009 em 8:27 pm

    Cara primeiramente parabéns pelo site sempre acompanho
    pq acho que este seu site é o mais util para quem quer crescer nessa area (sem puxação…)
    Achei muito melhor esta versão muito mais rapida,bonita ,leve
    mas…
    Mexeram no meu queijo!!!!!
    não acho nem as opções para salvar a imagem em qualidade
    hd como no 24.9 que eu usava tem como dar uma força?
    Deste já muito obrigado

  2. Allan Brito 14/12/2009 em 9:20 pm

    Oi Alex,

    Fico feliz em saber que você está gostando do blog.

    Realmente, muita coisa mudou. Com o tempo nos acostumamos com as alterações 🙂

    Abraços

  3. rayjbraz 14/12/2009 em 10:01 pm

    Otima colaboração…. valeu!

  4. Luiz fernando 23/09/2010 em 3:40 pm

    po cara, só não tô sabendo exportar o mapa pra algum programa, ele vai só pro illustrator, só qfuica tudo cinza, alguém ai saberia me dizer o q estou fazendo de errado?
    meu blender é o 2,54

  5. Ronaldo Flavio 19/04/2011 em 4:33 pm

    amigo otimo é sempre esclarecedor suas dicas. ve se pode me ajuda. email mibis_paty@hotmail.com, bom eu estou testando ainda as ferramentas do 2.5 apos terminado uma nimação minima fui renderizar em avi e ela saio sem as texturas; o que pode ser que nao fiz? pode me ajuda?

  6. marlon agapito 02/09/2011 em 10:32 pm

    gostei do video e queria fazer uma pergunta.
    quando salvo um arquivo nao consigo abrir com outro programa.e assim mesmo?

Deixar Um Comentário