Clicky

Download gratuito de maquetes eletrônicas prontas no 3ds Max e Mental Ray

Entre as diversas opções existentes para criar modelos 3d e projetos de visualização arquitetônica usando o 3ds Max, o Mental Ray é o que oferece a maior quantidade de opções para configuração, sendo que muitas das opções acabam deixando o Mental Ray um pouco mais difícil de manusear que softwares como o V-Ray. Por isso, muitos usuários do 3ds Max acabam optando por escolher opções como o V-Ray, mesmo com o Mental Ray disponível em todas as instalações do 3ds Max. Caso você queira aprender a usar o mental Ray, acabei de descobrir um recurso fantástico para estudar a criação desse tipo de ambiente com o Mental Ray, que são diversos modelos 3d prontos e com configurações prontas no 3ds Max e Mental Ray.

Os modelos 3d estão disponíveis para download nos fóruns da 3D1, sendo disponibilizados por um usuário do fórum chamado gilback. As imagens abaixo mostram uma amostra das cenas disponíveis para download:

download-gratuito-cenas-3ds-max-mental-ray-arquitetura.jpg

Algumas cenas são excelentes temas para estudo sobre a aplicação desse tipo de configuração, principalmente nas que envolvem design de interiores e a parte de iluminação. Por exemplo, uma das cena que mostra uma sala de estar, está disponível para download com ajustes de iluminação para luz do dia, e outro modelo ajustado para iluminação artificial. Além da parte relacionada aos ajustes de iluminação das cenas, podemos aproveitar também diversos modelos 3d presentes nos projetos, como a cadeira Barcelona que está presente em uma das cenas. Pela imagem exibida na renderização, o modelo 3d está com excelente nível de detalhes.

O autor do tópico no fórum está atualizando os modelos 3d disponíveis, inclusive com alguns veículos e modelos 3d inusitados, como peças de vestuário e até mesmo alimentos como um empadão.

Se você está cansado de consultar apostilas e tutoriais sobre Mental Ray e 3ds Max para arquitetura, esse tipo de recurso pode ajudar bastante no entendimento dos melhores ajustes e configurações. Nesse caso, a dica é abrir os arquivos e anotar os parâmetros e ajustes usados em cada uma delas, para conseguir fazer comparações entre as cenas e entender como a alteração entre cada um dos parâmetros do Mental Ray pode alterar o resultado final do render.

O ideal é entender as diferenças entre os vários ajustes e tentar aplicar o conhecimento em outros projetos. Evite a cópia dos mesmos parâmetros de iluminação e render, pois isso na grande maioria das vezes não dá certo.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Diogo valença 31/01/2010 em 4:15 pm

    Olá gostaria de aprender as melhores formas de iluminação interna com metal ray

  2. aline de oliveira 24/02/2010 em 3:51 pm

    olá caro leitores… muito bons os tutos do Allan Brito.. ele eh fera!!!!!

    Aprendi muito com os tutos dele!!!Vlw

  3. claudio 29/03/2010 em 3:42 pm

    muito bom suas aulas mas como faço o download ? obrigado

  4. paulo sergio leite 31/03/2010 em 9:38 am

    achei muito bom a maquete

  5. Johnnathan 22/04/2010 em 10:35 am

    Bom, gostaria de saber mais sobre esses programas. Pois faço curso técnico de segurança no trabalho. Se caso tiver algo para complementar meu curso, eu agradeço.
    Johnnathan Buzzio

  6. Tainara Marques 15/02/2011 em 12:34 pm

    Olá, achei muito interessante essa forma de estudo.
    Inclusive tenho cadastro no site da 3d1. Mas esses dias, cliquei no link indicado aqui no seu blog para baixar os modelos e lá diz que o tópico não existe.
    Enfim, eu gostaria de saber se não tinha como você me disponibilizar algum modelo para eu baixar. Pois caso eles tenham apagado o tópico, ou esteja em manutenção, a possibilidade de baixar por lá é zero.

    Obrigada

  7. Fonseca 30/08/2012 em 5:18 pm

    pretendo adiir este programa

Deixar Um Comentário