A produção de animações em 3d envolve a renderização de inúmeros frames que podem deixar o tempo da produção bem longo, dependendo do hardware disponível para a renderização o projeto pode passar várias semanas apenas sendo processado. Existem diversas técnicas para acelerar esse processo como a divisão dos elementos em camadas para tratar os objetos na pós-produção. Uma das técnicas mais comuns e simples de usar é a criação de composições baseadas em Matte Shadows. O procedimento é simples e pode ser aplicado em cenas ou imagens que apresentem planos de fundo que não interajam com os elementos da animação.

Funciona da seguinte forma, podemos renderizar apenas uma imagem que será usada como plano de fundo, e posicionar a imagem estática como fundo de uma composição em 3d. Nessa mesma composição é possível adicionar objetos estáticos ou animados, que podem gerar sombras e compor o ambiente com o plano de fundo. Se você quiser aprender o funcionamento dessa técnica no 3ds Max, renderizando e configurando os materiais no Mental Ray, o vídeo abaixo mostra o procedimento de maneira bem simples e resumida, com uma foto.

No vídeo, o artista pretende adicionar objetos 3d nos planos existentes na foto, sendo que para conseguir uma boa composição com a cena, o objeto precisa projetar sombras. Isso é conseguido com a criação de um plano na cena, que recebe um material do tipo Matte do Mental Ray. Com isso, o plano fica invisível na renderização, mas as interações com sombras são geradas como se o objeto 3d estivesse realmente presente na fotografia.

Se o mesmo objeto estivesse mais próximo das paredes ou elementos da foto, seria necessário adicionar mais planos para receber as sombras de contato geradas pelo modelo 3d. Com esse tipo de truque é possível economizar várias horas de render, pois apenas os objetos que estão no primeiro plano da câmera são renderizados, ficando o cenário apenas para a composição com o plano de fundo. Tudo isso com apenas um render!

No vídeo, o autor adiciona o plano apenas com ajustes manuais, mas caso seja necessário é possível conseguir efeito mais sofisticados com alinhamento perfeito dos objetos.

Essa é uma técnica usada na maioria das produções e animações comerciais, para economizar na produção e reduzir o tempo de render. No passado, os efeitos eram menos sofisticados e os objetos não projetavam sombras no plano de fundo. Hoje é possível criar efeitos mais sofisticados.