O desenvolvimento e adição de recursos ao Blender 3D 2.50 não para, sendo que a cada semana mais opções e ferramentas são adicionadas ao SVN. Esse é um dos motivos que me fazem não querer atualizar nenhum tipo de material relacionado a versão 2.50 ainda, como o Blender 3D – Guia do Usuário. Qualquer material produzido com a versão Alpha do Blender nesse momento, está fadado a ficar desatualizado em poucas semanas. Agora, temos um novo modificador adicionado ao Blender, oriundo de um script muito útil chamado de Solidify Selection. Com o Solidify selection era possível selecionar uma série de faces e aplicar algo semelhante a um extrude, que já ficava ajustado de maneira a fazer as ligações e conexões com todas as faces criadas.

O script funcionava muito bem, mas tinha diversas limitações e problemas caso precisássemos fazer algum tipo de alteração nos parâmetros. Por exemplo, logo depois de aplicar o script em qualquer plano ou modelo 3d, era necessário acionar um CTRL+Z para voltar e editar os valores usados no script. Se o arquivo fosse fechado, esse histórico de edições se perdia e as alterações implicariam na modelagem 3d completa do objeto.

blender-3d-250-modificador-solidify-01.png

A vantagem em usar modificadores para esse tipo de edição é que podemos ter controle absoluto sobre o histórico e alterações dos objetos, pois é possível ajustar os valores do modificador em qualquer momento. caso você queira testar essa ferramenta, basta visitar o graphicall.org e fazer o download de qualquer versão do Blender 3D 2.50 com número de build superior a 25487.

Vejamos um exemplo de como o modificador Solidify funciona. Essa é a tela de acesso ao modificador:

blender-3d-250-modificador-solidify-02.png

As opções presentes no modificador são parecidas com as que existiam no script Solidify. O que controla a espessura do Solidify é a opção Thickness.

blender-3d-250-modificador-solidify-03.png

Agora um exemplo da aplicação o modificador em um conjunto de planos que poderiam muito bem formar parte de outro modelo maior, como a composição de paredes.

blender-3d-250-modificador-solidify-04.png

blender-3d-250-modificador-solidify-05.png

Uma coisa que precisa ser observada na aplicação desse modificador é a direção das normais das faces desses objetos, que precisam estar alinhadas na mesma direção para evitar problemas e deformações nos modelos 3d. Esse mesmo teste foi realizado com as normais desalinhadas e o resultado foi bem estranho, com faces fazendo interseção.