O uso de tabelas em projetos que envolvem desenho técnico é extremamente importante e necessário para mostrar relações entre entidades de desenho, ou mesmo identificar e classificar objetos como as famosas tabelas de áreas ou esquadrias em projetos para arquitetura. Até alguns anos atrás não era possível criar tabelas de maneira automática em softwares de CAD como o AutoCAD, era necessário desenhar as linhas das tabelas e ajustar manualmente os textos e estilos das linhas e objetos que faziam parte da estrutura. Os usuários mais antigos do AutoCAD devem recordar dessa época em que qualquer alteração na quantidade de dados da tabela era recebida com desgosto, pois significava uma série de pequenas edições e ajustes nas linhas e colunas da tabela.

Hoje em dia o processo de criação de tabelas é muito simples e intuitivo para usuários do AutoCAD, com um painel dedicado a configuração e ajuste desse tipo de objeto. A criação das tabelas funciona de maneira muito semelhante ao que acontece com linhas de cota, em que é possível determinar um estilo que será usado para determinar a forma e aparência da tabela. Para usar o estilo da tabela é necessário apenas escolher um estilo e fazer com que ele seja configurado como o vigente para criação naquele momento. Para aprender a criar tabelas no AutoCAD 2010, assista ao vídeo disponível no endereço indicado que mostra o processo completo.

Qual a vantagem em criar tabelas assim? Outro vídeo muito elucidativo sobre as tabelas no AutoCAD 2010 pode ser conferido logo abaixo:

Nessa demonstração, podemos acompanhar a facilidade com que esse tipo de elemento pode ser editado e alterado no AutoCAD 2010. Por exemplo, para alterar a dimensão de uma tabela é necessário apenas acionar o Grip relacionado ao objeto, e com o mouse mesmo arrastar e ajustar o tamanho de toda a tabela. Antes era necessário fazer a aplicação de comandos como o Stretch, Move e Scale para ajustar a posição dos objetos na tela.

Além do controle sobre a escala e tamanho das linhas, ainda é possível ajustar diversos elementos da tabela, como os estilos a aparência do texto presente na tabela, como os que mostram o título da tabela e o conteúdo da mesma que são completamente diferentes.