A inclusão do modificador Solidify no Blender 3D 2.50 está fazendo grande sucesso entre os artistas 3d que usam o software para criar modelos 3d complexos. Depois que comentei essa novidade com alguns colegas, percebi que a utilidade desse tipo de ferramenta não é tão clara para a maioria dos artistas, pois antes era necessária uma situação bem específica para que o Solidify selection fosse necessário. Por exemplo, quanto precisávamos criar um sólido baseado no conjunto de planos curvados, o script ajudava no processo ao alinhar os recém criados planos e deixar o material já alinhado.

Depois de um bom tempo sem gravar tutoriais em vídeo, consegui gravar um exemplo da aplicação dessa ferramenta na criação de uma cadeira. Foi usada uma versão experimental do Blender 3d 2.50 que já tem o modificador funcional, mas ainda muito instável. Apenas para gravar esse tutorial, foram necessárias mais de uma hora de tentativas, pois o Blender travava de maneira constante, principalmente quando a ferramenta Spin era acionada.

É por esse motivo que sempre recomendo cautela ao adotar versões experimentais do Blender para ambientes de produção, inclusive a versão Alpha 0 do 2.50.

Esse é o vídeo:

No vídeo é possível acompanhar o processo completo de modelagem usando edge modeling, para ter uma cadeira bem simples montada no final do processo.

A modelagem em si é bem simples, envolvendo a criação das bases para o modelo 3d da cadeira apenas usando planos. Essa é a vantagem de usar o modificador Solidify, pois caso contrário o artista 3d precisaria trabalhar necessariamente usando sólidos 3d e criar extrudes usando apenas as faces dos objetos. Seria possível criar o mesmo objeto em 3d, mas no meio do processo a quantidade de objetos envolvidos na modelagem 3d aumenta significativamente.

Repare que no final do tutorial, quando a estrutura está toda montada o processo de modelagem se integra de maneira bem simples com os modificadores Mirror e Bevel. O mais interessante sobre o Solidify como modificador é a integração com outras ferramentas do Blender, permitindo fazer conjuntos de modificadores e inclusive remover ou desligar o efeito do modificador em qualquer momento.

O segredo para usar esse modificador é ajustar a direção das normais das faces para direcionar o local em que o modelo deve crescer.