A visualização de imagens e texturas em tempo real é muito importante e ajuda significativamente no desenvolvimento de modelos 3d e cenas complexas, pois permite que o artista 3d tome diversas decisões com base no posicionamento de luzes e texturas, sem a necessidade de fazer as renderizações de teste. Cada software 3d oferece ferramentas e shader diferentes para mostrar essa visualização aprimorada em tempo real, tudo apoiado em opções da GPU. Por exemplo, o Blender tem um módulo de materiais avançados que usam shaders chamados de GLSL que usamo OpenGL para renderizar as imagens usando a GPU. No Maya, temos a opção de usar um shader com nome parecido e que se chama HLSL.

O HLSL foi desenvolvido pela Microsoft e foi criada para aproveitar o Direct3D. Se você quiser conferir uma demonstração de como usar esse tipo de visualização e os benefícios, em visualizar detalhes como nuances em texturas e superfícies, existe um excelente vídeo que mostra exemplos de como usar o shader HLSL no Autodesk Maya.

autodesk-maya-shader-hlsl-render-viewport.jpg

Um aspecto interessante desse vídeo é que o autor demonstra como é possível carregar arquivos com os parâmetros do shader, para usar na Viewport do Maya. Repare que depois de carregar o arquivo e configurar de maneira adequada os valores dos materiais, a visualização do personagem 3d que está sendo editado na viewport fica mais sensível as mudanças de luz e texturas, que são realizadas pelo artista 3d.

Além da parte narrada do tutorial que pode ser seguir por artistas e usuários do Maya, apenas com o uso das imagens, o artista adicionou na descrição do vídeo no Vimeo um detalhe muito importante! Esses shaders no Maya não conseguem representar transparências complexas, principalmente se os objetos transparentes estiverem posicionados um na frente do outro. Isso pode resultar no aparecimento de pequenas falhas e artefatos na visualização do objeto na viewport.

É importante lembrar que para usar qualquer um desses recursos de visualização avançadas é necessário possuir uma placa de vídeo capaz de suportar esses shaders. Ao tentar usar qualquer dessas ferramentas com placas de vídeo sem essa capacidade, podem aparecer mensagens de erro no software ou mesmo a ferramenta travar. Se você ainda não investiu em GPU para computação gráfica 3d, esse é um item de hardware extremamente necessário.