Tutorial SketchUp: Modelando uma cadeira para design de interiores

A modelagem 3d no SketchUp é caracterizada pelo uso intenso de objetos e formas geométricas puras, fazendo com que o software não seja a melhor escolha para desenvolver projetos que usem formas orgânicas. Quando esse tipo de situação está presente em projetos que são desenvolvidos com o SketchUp, o artista 3d responsável precisa encontrar plugins ou scripts para o SketchUp que ajudem na resolução das formas ou então migrar para outras ferramentas 3d. Por isso, sempre recomendo que o SketchUp deve ser usado em conjunto com outra ferramenta de apoio, como o próprio Blender 3D para lidar com esse tipo de problema em projetos de modelagem.

O uso de plugins ainda pode salvar alguns projetos que usem formar orgânicas, como mostra o tutorial de modelagem que mostro nesse artigo. O tutorial é um excelente exemplo de como um plugin para o SketchUp pode ajudar significativamente na resolução de problemas relacionados com modelagem orgânica, sem a necessidade de recorrer a outros softwares. No vídeo é possível acompanhar o processo completo de modelagem de para uma cadeira simples, mas que aproveita plugins do SketchUp para facilitar o processo.

Esse tipo de modelagem é bem diferente do que estamos acostumados a acompanhar em projetos no SketchUp, pois aproveita de maneira muito inteligente o plugin Tools on Surface (SketchUp), que pode ser copiado de maneira gratuito nesse endereço.

A função do plugin é muito parecida com a do modificador Solidify recém adicionado ao Blender 3D 2.50, que transforma a seleção de diversas faces em sólidos 3d. Com esse plugin é possível reproduzir o efeito do Push/Pull nas faces da cadeira. O que qualquer artista 3d especializado em SketchUp faria nessas situações é tentar começar pela base da caderia, criando uma face para o assento e com o Push/Pull trabalhar em múltiplos extrudes de maneira a construir o modelo como um todo. Como o resultado seria algo perfeitamente geométrico e sem a suavidade das curvas características a esse tipo de modelo, a cadeira não teria suavidade necessária.

Esse é um excelente tutorial de modelagem para artistas 3d que usam o SketchUp para trabalhar com modelagem de móveis e outros objetos, além das formas usualmente criadas na modelagem de edificações.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *