Clicky

Octane Render: Renderizador realista baseado em GPU

A renderização por softwares que usam algoritmos ou métodos do tipo Unbiased para gerar imagens são notoriamente mais realistas, pela sua fidelidade em relação ao comportamento da luz com a física real. Apesar da sua fidelidade com o realismo dos ambientes, esse tipo de software demanda longos tempos de render para gerar imagens sem a granulação característica por esse tipo de imagem. Por exemplo, as imagens geradas por softwares como o LuxRender, Indigo Render ou Maxwell Render podem necessitar de várias horas de render para conseguir gerar imagens de qualidade. Uma das maneiras de acelerar esse processo é usando computadores com diversos núcleos ou então render em rede.

Um renderizador chamado Octane Render foi anunciado no início dessa semana prometendo revolucionar a velocidade e maneira com que os renders do tipo Unbiased funcionam. O seu segredo é fundamentar o seu processo de geração de imagens na GPU e não na CPU, aproveitando o poder das modernas placas de vídeo que já apresentam diversos núcleos em paralelo.

Já conheço esse software desde metade do mês passado, pois faço parte dos beta testers convidados a participar dos estudos e testes do renderizador, e posso dizer que é realmente impressionante o resultado e velocidade do software. O vídeo abaixo mostra uma rápida demonstração do software usando uma cena crida no Blender 3D. Com o Octane é possível importar modelos 3d no formato OBJ que pode ser gerado por praticamente qualquer ferramenta 3d.

Como o render é gerado pela GPU, a manipulação e ajustes da cena são feitos em tempo real pelo artista. O software como um todo é baseado em nós, o que pode confundir um pouco as pessoas com pouca experiência nesse tipo de sistema, mas é apenas questão de costume.

Depois de todos esses pontos positivos chegou a hora de falar sobre o que não é muito agradável! O software será pago? Sim, o Octane será um software comercial seguindo os mesmos moldes do Indigo Renderer mas muito mais barato. O seu custo está estimado em 99 Euros no lançamento previsto para Fevereiro desse ano. Mais informações sobre a ferramenta podem ser encontradas no web site da Refractive Software, empresa responsável pelo desenvolvimento do software.

Assim que tiver mais material disponível, publico uma análise mais detalhada sobre a ferramenta inclusive com vídeos.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Victor Phellipe 12/01/2010 em 12:18 pm

    Ahhh se eu tivesse dinheiro… KKKK. Muito bom o software, pelo que eu vi. Se eu soubesse antes, tinha entrado no betatester também. Enfim, fiquei com muita vontade de comprar!

  2. Heaven 13/01/2010 em 5:21 pm

    Pelo que lembre o Blender também esta usando algo semelhante, contudo não exatamente para finalizações, mas para a preview e para game enginer, usando GLSL que causa tais resultados.

    Entretando para usar tal recurso com Blender, precisará verificar quais placas suportam GLSL, mas fora isso, creio que o atual projeto Durian será a possibilidade de sair tal renderizador.

    Compreendo os motivos pelos quais muitas empresas nem tenham se dispondo a fazer renderizadores usando apenas a GPU (que sempre fora perfeita para isso) e um destes motivos que mais chamam a atenção é a famosa despadronização, cada GPU tem seu próprio modo de ser programada, de forma que além do SO e da arquitetura da CPU teria de se preocupar ainda com a arquitetura da GPU, isso é o suficiente para fazer suicidio coletivo de muitas empresas, fora a quantidade de código sendo jogado fora.

  3. […] anúncio do Octane Render no início dessa semana causou grande expectativa sobre o que poderemos fazer usando mais a GPU do […]

  4. Mário 19/08/2011 em 10:54 am

    Fui pesquisar sobre o Octane Render e verifiquei que o mesmo trabalha somente com NVIDIA, eu tenho Radeon. ;(

  5. […] alguns até alguns meses atrás. O mais impressionante disso tudo é que depois do anuncio do Octane Render, parece que outra empresa que estava com planos semelhantes ao da Refractive Software acabou […]

Deixar Um Comentário