A modelagem 3d para arquitetura muitas vezes acaba oferecendo poucos desafios para artistas 3d especializados nesse tipo de segmento da computação gráfica, devido a tradicional forma otimizada para construções baratas e rápidas que a maioria dos escritórios e arquitetos acaba tendo que seguir. Isso acaba transformando o trabalho de criar modelos 3d para alguns projetos uma atividade entediante, pois não oferece nenhum tipo de desafio. Para tentar quebrar um pouco a tradição das formas comportadas dos projetos comerciais nas minhas aulas de modelagem, acabo escolhendo alguns projetos de arquitetos famosos como tema para exercícios de modelagem. Entre os arquitetos que mais admiro pela ousadia nas formas está Santiago Calatrava.

Ele consegue criar projetos que a princípio desafiam as técnicas construtivas e são verdadeiras esculturas. O fato do mesmo ser arquiteto e engenheiro ajuda bastante nesses momentos. Uma das obras que gosto de usar como exercício nas minhas aulas é o Gare do Oriente em Lisboa. A estrutura metálica usada para a cobertura desse projeto é excelente para estudar ferramentas como o Array.

Para as pessoas interessadas em desenvolver habilidades mais avançadas de modelagem 3d ara arquitetura, encontrei um tutorial excelente nesse final de semana e que mostra mais uma obra do Calatrava. A obra nesse caso é o edifício conhecido como Turning Torso que foi construído na Suécia. As fotos abaixo ilustram bem a forma do projeto:

Turning Torso F

HSB Turning Torso, Malmö

Como é possível perceber pelas fotos, o edifício é um desafio para as técnicas de construção e também para a modelagem 3d.

O tutorial que encontrei está todo em vídeo e não apresenta nenhum tipo de narração, apenas indicações dos atalhos e ferramentas usadas no processo. O software usado para desenvolver o projeto foi o Blender 3D, mas assim como acontece com outros tutoriais, as técnicas apresentadas no tutorial podem muito bem ser adaptadas para outros softwares. O autor dos vídeos se chama Ulfar, sendo que os links para os mesmos foram publicados nos fóruns do blenderartists.org.

O processo completo está descrito em quatro partes:

  • Modelando o Turning Torso de Santiago Calatrava – Parte 1
  • Modelando o Turning Torso de Santiago Calatrava – Parte 2
  • Modelando o Turning Torso de Santiago Calatrava – Parte 3
  • Modelando o Turning Torso de Santiago Calatrava – Parte 4

Esse é um desafio de modelagem 3d muito interessante pela forma e característica do projeto, e pode ajudar muitos artistas 3d a desenvolver suas habilidades de modelagem. Aos que buscam um desafio de modelagem para arquitetura, recomendo tentar criar esse projeto. Será mais um exercício para minhas aulas sobre visualização para arquitetura.