Clicky

Blender 2.50 agora com suporte a clicar e arrastar

O uso de interações simples em softwares de computação gráfica com base nos movimentos do mouse como o clássico clicar e arrastar. Esse é um tipo de comportamento que vejo com muita frequencia em artistas que migram do 3ds Max para o Blender 3D, pois no 3ds Max é possível usar essa ação de clicar e arrastar em diversas ocasiões. Por exemplo, para aplicar um material em determinado objeto é possível selecionar a arrastar o material para o objeto desejado. Apesar de parecer simples, o procedimento não podia ser realizado no Blender até pouco tempo. Mas, depois de uma pausa no desenvolvimento para o Blender o próprio Ton Roseendal, criador e diretor da Fundação Blender adicionou a possibilidade de trabalhar com esse tipo de edição no 2.50.

Caso você seja usuário do Blender 2.50 Alpha 0, esse recurso ainda não está disponível nessa versão. Apenas versões experimentais do Blender com numeração superior a 26310 permitem fazer esse tipo de operação.

Como funciona?

Para demonstrar o funcionamento do recurso no Blender 2.50, resolvi fazer um pequeno vídeo mostrando a interação do mesmo com objetos na 3D View e a utilização de informações do Outliner.

Repare que no vídeo é demonstrado o procedimento para adicionar novos modelos 3d ao projeto, apenas selecionando o nome do objeto e arrastando o mesmo para a 3D View. Isso evita o trabalho de duplicar os objetos e torna a adição de novos modelos 3d muito mais dinâmica. Mas, é no gerenciamento de materiais e outros elementos que a técnica deve fazer a diferença.

Agora, para aplicar um material em qualquer objeto na 3D View é possível selecionar esse mesmo material no Outliner e com uma simples ação de clicar e arrastar, associar o mesmo ao objeto. Ainda tentei fazer o mesmo com o ícone de preview do material, mas a princípio isso não é possível. Quem sabe no futuro mais elementos e partes da interface fiquem sensíveis a esse tipo de operação. Assim o Blender 2.50 deve ficar ainda mais amigável para artistas 3d que desejem migrar de ferramentas como o 3ds Max.

Se você quiser usar a mesma versão do Blender usada no tutorial, pode fazer o download nesse link.

2017-04-11T10:29:03+00:00 By |Blender 3D|7 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Rafael 28/01/2010 em 11:55 am

    Olá Allan, uma pergunta… estou tentando rodar essas build do Blender 2.50 no Windows 7 x64, mas não consegui resolver um problema com um erro no Microsoft Visual C++ – Runtime errror. Já está instalado o Microsoft Visual C++, mas mesmo assim ocorre o erro.

  2. Allan Brito 28/01/2010 em 11:57 am

    Como é esse erro? Qual a mensagem?

  3. Rafael 28/01/2010 em 12:19 pm

    Runtime error!

    Program:
    blender.exe

    This applications has requested the runtime terminate it an unsual way.

    O blender não abre, depois do OK no erro ele para de responder e fecha.

  4. Rafael 28/01/2010 em 4:57 pm

    Descobri como resolver, eu tinha pesquisado mas não achei. É só colocar o blender.exe em compatibilidade com o Windows XP SP3.

  5. bestfx 28/01/2010 em 7:26 pm

    Será que além dos Materiais é possível aplicar outros recursos?

    Como Subdivisões, Wave, Lattice, Curves, características físicas, Tecido, Liquido, etc..

  6. Davi 29/01/2010 em 12:07 pm

    Muito boa essa nova opção,principalmente para texturas quando precisa ficar identicas ou lampadas que naum precisa ficar adicionando,mais como eu sou novato e sei muito pouco prefiro ficar com a versão 2.49 vou deixar para migrar para a nova depois que estiver completamente finalizada.!

  7. lorenzo 07/06/2010 em 5:00 pm

    ai allan

    eu tenhu o blender 2.48 aki estalado a um tempao
    mas quando eu cheguei hoje e temtei abri o blender 2.48 ele naum abriu !

    eu tinha as versoes mas atigas do blender estaladas, mas tanbem elas naum querem abri

    sera que vc pode me ajudar ?

    email:lorenzo_marata@hotmail.com

    é muito estranho eu abro mas ele fecha sem apareser a mensagem de erro

Deixar Um Comentário