O uso de interações simples em softwares de computação gráfica com base nos movimentos do mouse como o clássico clicar e arrastar. Esse é um tipo de comportamento que vejo com muita frequencia em artistas que migram do 3ds Max para o Blender 3D, pois no 3ds Max é possível usar essa ação de clicar e arrastar em diversas ocasiões. Por exemplo, para aplicar um material em determinado objeto é possível selecionar a arrastar o material para o objeto desejado. Apesar de parecer simples, o procedimento não podia ser realizado no Blender até pouco tempo. Mas, depois de uma pausa no desenvolvimento para o Blender o próprio Ton Roseendal, criador e diretor da Fundação Blender adicionou a possibilidade de trabalhar com esse tipo de edição no 2.50.

Caso você seja usuário do Blender 2.50 Alpha 0, esse recurso ainda não está disponível nessa versão. Apenas versões experimentais do Blender com numeração superior a 26310 permitem fazer esse tipo de operação.

Como funciona?

Para demonstrar o funcionamento do recurso no Blender 2.50, resolvi fazer um pequeno vídeo mostrando a interação do mesmo com objetos na 3D View e a utilização de informações do Outliner.

Repare que no vídeo é demonstrado o procedimento para adicionar novos modelos 3d ao projeto, apenas selecionando o nome do objeto e arrastando o mesmo para a 3D View. Isso evita o trabalho de duplicar os objetos e torna a adição de novos modelos 3d muito mais dinâmica. Mas, é no gerenciamento de materiais e outros elementos que a técnica deve fazer a diferença.

Agora, para aplicar um material em qualquer objeto na 3D View é possível selecionar esse mesmo material no Outliner e com uma simples ação de clicar e arrastar, associar o mesmo ao objeto. Ainda tentei fazer o mesmo com o ícone de preview do material, mas a princípio isso não é possível. Quem sabe no futuro mais elementos e partes da interface fiquem sensíveis a esse tipo de operação. Assim o Blender 2.50 deve ficar ainda mais amigável para artistas 3d que desejem migrar de ferramentas como o 3ds Max.

Se você quiser usar a mesma versão do Blender usada no tutorial, pode fazer o download nesse link.