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Mais renderização com Path Tracing e GPUs para Maya, LuxRender e Mental Ray

A onda de lançamentos s softwares usando técnicas como o Path Tracing e as GPUs para criar renderização em tempo real parece que não deve parar! Essa semana tomei conhecimento de mais um software especializado nessa tarefa para o Maya, chamado de FurryBall que funciona usando o mesmo princípio do VRay RT dentro do 3ds Max, permitindo manipular e trabalhar com iluminação em tempo real com GI na viewport do Maya. Como o algoritmo usado para gerar esse tipo de efeito é o Path Tracing, a qualidade do render é muito próxima do que conseguimos com o LuxRender, Indigo, Maxwell e FryRender.

O vídeo abaixo mostra o FurryBall sendo executado no Maya para renderizar um carro com boa resolução. O desempenho é muito bom:

E o LuxRender? Caso você já tenha usado o LuxRender para produzir animações que envolvem objetos em movimento, deve lembrar que para gerar cada frame é necessário um bom tempo de render, para conseguir imagens limpas. Com o advento e ajuda dos renderizadores usando a GPU o processo de animação fica mais simples e rápido. Para demonstrar como fica mais rápido, um usuário publicou um vídeo renderizado com o LuxRender e aproveitando a engine Bullet do Blender. O vídeo mostra a interação entre objetos usando Rigid Body e com materiais complexos como vidro.

O que impressiona no vídeo é a velocidade com que as interações acontecem na animação, pois o LuxRender demoraria bastante para gerar os frames. Uma GPU poderosa faz toda a diferença nesse caso.

Já para quem quiser aposta no uso do iRay que é conhecido também como Mental Ray RT, o vídeo abaixo é uma excelente demonstração do nível de qualidade que esses renderizadores podem conseguir. O vídeo foi gravado durante uma demonstração da Mental Images e usa 15 GPUs Tesla da NVidia. O vídeo tem aproximadamente 2 minutos, sendo que o primeiro minuto é apresentado com render em tempo real, e os últimos segundos foram acelerados para mostrar o refinamento do iRay. No total a imagem ficou 15 minutos renderizando.

Como você pode perceber pelo verdadeiro ecossistema de renderizadores que está aparecendo nesses últimos dias, a variedade e poder desses softwares associados ao hardware, deve mudar em breve a maneira com que trabalhamos. Já pensou modelar objetos já renderizados? Nada de visualização em shade!

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. leonardo sant´ana de souza 27/01/2010 em 6:06 pm

    Mas vem a questao de pcs mais simples como o meu e de outros que nao tem condições de comprar uma GPU muito poderosa !! no meu caso eu atualmente tenho uma Gforce 9600 Gt , !! e tambem se ja e possivel fazer isso com o luxrender, ou ainda vao lançar o lux com essa função ?? Valeu Allan !!! tinha tempo que eu nao perguntava nada !! to voltando a usar o Blender 3D. uma verdadeira terapia .

  2. Thiago Alves 28/01/2010 em 1:28 pm

    Temos que lembrar que a visualização por GPU é bacana mas ainda sim a placa de video deverá ser compatível e de boa qualidade.

    A 9600 GT é compatível…para saber melhor basta pegar o doc do render escolhido e veja se a placa segue a especificação

    http://www.ozone3d.net/gpu_caps_viewer/ – com este software você ve do que é capaz a tua placa.

  3. Solano 05/02/2010 em 10:04 am

    Tenho uma GTS 250 1GB com 128 núcleos aqui, e um intel I7 920 8 núcleos. Já baixei o smallLuxGPU e o driver OpenCL compatível, mas quando executo o software ele é fechado automaticamente, sem explicação. Você pode me ajudar, Allan?

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