A modelagem 3d no SketchUp é direcionada na maioria das vezes para projetos de visualização arquitetônica, mas o escopo dos seus projetos pode envolver qualquer área. Quando comparamos as ferramentas de modelagem do SketchUp com as de um software de CAD como o AutoCAD, algumas ferramentas básicas de composição de objetos fazem falta como a possibilidade de usar blocos para distribuir objetos sobre linhas, como nos comandos Divide e Measure do AutoCAD. Bem, esse é o tipo de problema de modelagem que pode ser resolvido facilmente com o uso de scripts e plugins no SketchUp. Essa semana descobri mais um plugin extremamente útil para a ferramenta e ele se chama Component Stringer.

O script é totalmente gratuito e pode ser copiado nesse endereço nos fóruns do Sketchucation, o único requisito é que você se registre no fórum. Esse é um dos melhores fóruns de usuários e fonte de ferramentas sobre o SketchUp na internet, e vale a pena fazer o registro. caso você ainda não o tenha feito, recomendo.

Como esse script funciona? O que ele faz? O objetivo dele é distribuir sobre uma curva no SketchUp qualquer componente selecionado. Para que a ferramenta funcione, o requisito que precisamos seguir é que a curva não deve ser fechada. Isso quer dizer que o mesmo não pode ser aplicado sobre um círculo, pois o objeto é uma curva fechada. O vídeo abaixo mostra como o script funciona, ajudando na modelagem de objetos como correntes.

O funcionamento é bem simples e o vídeo mostra basicamente todas as opções disponíveis. Basta selecionar a curva e o componente e acionar o script. Por exemplo, podemos criar arcos para distribuir cadeiras em projetos de teatros ou cinemas. O processo de distribuição dos blocos fica bem simplificado com o uso desse tipo de recurso. A criação de estruturas metálicas para coberturas e outros elementos construtivos também pode ser feita facilmente com a ferramenta, principalmente como auxílio das opções de rotação dos componentes.

Na modelagem da corrente exibida no vídeo, o autor ainda precisou fazer pequenos ajustes na escala dos componentes para que os anéis das correntes ficassem entrelaçados, mas nada que tire o mérito do script na distribuição dos objetos.

Para quem já usou o Divide ou Measure com blocos no AutoCAD, a experiência com esse script será bem familiar.