[optin-monster-shortcode id=”hh7oslsimfs1txxsidzm”]

O SketchUp é uma ferramenta excelente para modelagem 3d e visualização rápida de projetos arquitetônicos, mas se existe uma área em que o mesmo deixa a desejar é na renderização. Hoje em dia existem diversas soluções comerciais para solucionar esse tipo de deficiência que abrangem opções famosas como o V-Ray, amplamente usado em conjunto com o 3ds Max para visualização arquitetônica ou mesmo opções igualmente poderosas como o Maxwell Render, FryRender e Indigo Render. Todos eles são capazes de gerar imagens realistas e solucionar as deficiências do SketchUp na renderização de projetos.

Uma coisa que falta para completar o conjunto de ferramentas do SketchUp para permitir mais flexibilidade e liberdade, para artistas do SketchUp é o suporte de algum renderizador de código aberto. Caso o artista quisesse renderizar o projeto desenvolvido totalmente no SketchUp em ferramentas como o YafaRay ou LuxRender, o mesmo precisava de uma ponte para enviar os arquivos. Nesse caso o Blender poderia ser usado para enviar os arquivos para o renderizador. Isso está para mudar, pois um usuário Italiano do LuxRender está trabalhando no primeiro script que integra o SketchUp com o LuxRender. O script ainda está nas suas fases preliminares de desenvolvimento, mas já é possível usar o mesmo para renderizar cenas simples.

Caso você queira fazer o download do script para SketchUp chamado SU2LUX, visite esse endereço que leva diretamente aos fóruns de usuários do LuxRender.

Até o presente momento nem todos os recursos e ferramentas do LuxRender estão disponíveis no script, mesmo assim o feito é de grande ajuda para os usuários do SketchUp, pois vai permitir usar os recursos avançados de render disponíveis no LuxRender para gerar imagens realistas. O mais notório desses recursos é o seu conjunto de algoritmos avançados de renderização como o Metropolis Light Transport. A qualidade da imagem é muito semelhante em realismo ao que conseguimos com o Maxwell Render, FryRender ou Indigo.

A vantegem é que o LuxRender é de código aberto e totalmente gratuito para uso inclusive comercial das imagens geradas com o software. Se você é usuário do SketchUp e queria uma opção gratuita de render realista, as imagens geradas com o LuxRender devem ser mais que suficientes para satisfazer suas expectativas. É importante fazer o download do LuxRender também, pois ele é necessário para gerar imagens com o script.

Ainda essa semana publico um tutorial sobre como instalar e usar o LuxRender com o SketchUp.