A modelagem 3d por subdivisão é uma das técnicas mais comuns e fáceis de ensinar para as pessoas que estão aprendendo a trabalhar com modelagem. A simplicidade da técnica está diretamente relacionada a segmentação em blocos das formas 3d, em que o artista pode ir aos poucos adicionando pequenos elementos como faces e arestas para construir os objetos aos poucos. Por outro lado, as técnicas que trabalham com curvas como NURBS ou Splines acabam adicionando um nível extra de dificuldade ao processo de modelagem, pois o artista precisa vislumbrar o modelo 3d completo para conseguir criar os objetos com curvas. Esse é um dos motivos que faz com que muitas pessoas acabem evitando técnicas de modelagem como as curvas.

Mesmo sendo evitadas por muitas pessoas, a modelagem usando curvas ainda é muito útil para criar alguns tipos de objetos. Quer ter uma idéia dos tipos de objetos que podem ser criados? Os vídeos abaixo mostram diversos exemplos de modelagem 3d com curvas no Blender 3d, e ainda apresentam as técnicas e procedimentos necessários para criar esses modelos no Blender.

Para assistir o conjunto completo de tutoriais, visite as outras partes do tutorial:

Como a modelagem 3d usando curvas não é simples de deduzir pelas ferramentas e tipos opções disponíveis, isso não é exclusividade do Blender, pois as ferramentas que usam curvas não são intuitivas. Por exemplo, ainda lembro das minhas aulas de 3ds Max em que mostro o funcionamento de opções como o Loft para a modelagem de objetos usando perfis. Além da opção do Loft não estar associada com as curvas no painel de criação, ainda é necessário deduzir o tipo de objeto que pode ser criado.

O exemplo do Loft é uma excelente demonstração de como usar a modelagem com curvas. Caso algum objeto possa usar linhas para definir um perfil simétrico, pode ser criado com ferramentas de modelagem com curvas de maneira relativamente simples. No Blender essa opção se chama BevOb. Entre os objetos que se enquadram nessa categoria temos vasos, copos e diversos tipos de ferramentas. Ainda é possível modelar cabos, mangueiras e outros elementos tubulares.

Assista aos vídeos e reproduza os exemplos demonstrados para colocar em prática esse tipo de modelagem.