O Instituto Blender anunciou essa semana mais um DVD de treinamento com material voltado aos artistas que usam Blender e softwares de código aberto. Agora p tema segue uma linha mais voltada para a ilustração e desenvolvimento de personagens, principalmente para as pessoas interessadas em trabalhar com pintura. O DVD se chama Chaos & Evolution, sendo totalmente desenvolvido no GIMP e mostra os procedimentos e técnicas do artista David Revoy, um dos integrantes da equipe do projeto Durian e principal responsável pelo design dos personagens e arte conceitual do projeto.

No que se refere aos softwares utilizados é bom salientar que o material faz uso de uma versão alterada do GIMP chamada de GIMP-Painter, e uma ferramenta para esboços chamada Alchemy.

O material ainda está em pré-venda e deve fazer muito sucesso entre os artistas 3d interessados em desenvolver ainda mais suas habilidades artísticas. Esse é um ponto delicado do treinamento, pois segundo a descrição do material na página da e-shop da Fundação Blender, o autor do DVD considera que você já possui uma mesa digitalizadora especializada em pintura como as Wacom. Mesmo apoiando as iniciativas do Instituto Blender é muito importante lembrar as pessoas que pretendem comprar o DVD, que a habilidade artística pode fazer muita diferença na realização dos exercícios e projetos mostrados no DVD.

dvd-treinamento-gimp-pintura.jpg

É importante ressaltar esse tipo de aspecto do DVD que é inerente ao assunto abordado, pois a pintura requer esse tipo de conhecimento. Já vi muitas pessoas ficarem frustradas por não conseguir criar formas simples usando Photoshop ou GIMP, apenas por não ter habilidade com desenho ou ilustração.

Com mais esse treinamento o Instituto Blender chaga cada vez mais próximo dos websites que oferecem grandes bibliotecas de treinamento, especializados em animação e efeitos com ferramentas como 3ds Max, Maya e Softimage. Assim o Blender aparece como opção para um número crescente de artistas e interessados em trabalhar nessa área. Se você é usuário do Blender, e principalmente, trabalha profissionalmente com ele, a compra do DVD ajuda na manutenção do Instituto e no desenvolvimento do Blender.

Eu já vou reservar a minha cópia! O ideal seria conseguir uma mesa digitalizadora como uma Wacom Cintiq, mas pelo preço do dispositivo ainda vou ter que esperar um pouco.