Novo DVD de treinamento do Instituto Blender: Chaos & Evolution

O Instituto Blender anunciou essa semana mais um DVD de treinamento com material voltado aos artistas que usam Blender e softwares de código aberto. Agora p tema segue uma linha mais voltada para a ilustração e desenvolvimento de personagens, principalmente para as pessoas interessadas em trabalhar com pintura. O DVD se chama Chaos & Evolution, sendo totalmente desenvolvido no GIMP e mostra os procedimentos e técnicas do artista David Revoy, um dos integrantes da equipe do projeto Durian e principal responsável pelo design dos personagens e arte conceitual do projeto.

No que se refere aos softwares utilizados é bom salientar que o material faz uso de uma versão alterada do GIMP chamada de GIMP-Painter, e uma ferramenta para esboços chamada Alchemy.

O material ainda está em pré-venda e deve fazer muito sucesso entre os artistas 3d interessados em desenvolver ainda mais suas habilidades artísticas. Esse é um ponto delicado do treinamento, pois segundo a descrição do material na página da e-shop da Fundação Blender, o autor do DVD considera que você já possui uma mesa digitalizadora especializada em pintura como as Wacom. Mesmo apoiando as iniciativas do Instituto Blender é muito importante lembrar as pessoas que pretendem comprar o DVD, que a habilidade artística pode fazer muita diferença na realização dos exercícios e projetos mostrados no DVD.

dvd-treinamento-gimp-pintura.jpg

É importante ressaltar esse tipo de aspecto do DVD que é inerente ao assunto abordado, pois a pintura requer esse tipo de conhecimento. Já vi muitas pessoas ficarem frustradas por não conseguir criar formas simples usando Photoshop ou GIMP, apenas por não ter habilidade com desenho ou ilustração.

Com mais esse treinamento o Instituto Blender chaga cada vez mais próximo dos websites que oferecem grandes bibliotecas de treinamento, especializados em animação e efeitos com ferramentas como 3ds Max, Maya e Softimage. Assim o Blender aparece como opção para um número crescente de artistas e interessados em trabalhar nessa área. Se você é usuário do Blender, e principalmente, trabalha profissionalmente com ele, a compra do DVD ajuda na manutenção do Instituto e no desenvolvimento do Blender.

Eu já vou reservar a minha cópia! O ideal seria conseguir uma mesa digitalizadora como uma Wacom Cintiq, mas pelo preço do dispositivo ainda vou ter que esperar um pouco.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 comentários sobre “Novo DVD de treinamento do Instituto Blender: Chaos & Evolution”

  1. Allan, tenho vontade de adquirir os produtos do Instituto Blender (todos eles!). Tanto por ajudar quanto pelo conteúdo, mas sou completamente leigo em como comprar esses produtos, não tenho cartão entende?

  2. Boa tarde, Allan

    Aproveitando o fato de o novo DVD-treinamento para o blender, leva em consideração termos uma mesa digitalizadora, não sei se vc já comentou no seu site, mas como profissional da área, vc acredita que o uso de uma Wacom Baboo, o até mesmo a C-teck (brasileira) custando pouco mais de R$ 200,00 sem matriz ativa é claro, seria suficiente para trabalhos com pinturas, ou até mesmo em softwere 3D, como blender?

    Lembrando que a C-teck apesar não ter tradição, tem uma especificação muito boa, e um exemplo é o nível de pressão de até 1024, comparado com Wacom Baboo, modelo de valor mais caro, que conta com apenas 512 níveis de pressão.

  3. Pingback: DVD do Instituto Blender: Chaos & Evolution « netCAD 3D
  4. Tem mais uma coisa que vale a pena resaltar, além da habilidade para usar a mesa digitalizadora é bom ter uma boa noção de desenho tradicional, pois fica muita coisa de fora como anatomia, estrutura, estudo de biotipos e fora muitas outras coisas.

    Geralmente tambem é por isso que muita gente não consegue desenvolver nada, pois não faz idéia por onde começar muita da habilidade e conhecimento principalmente em pintura digital se deve ao estudo em desenho tradicional.

    Thiago Alves
    Na verdade não sei se é outra versão do Gimp eu tenho instalado ele em casa e pelo que me lembro quando instalei eu peguei o Gimp normal e coloco os pacotes do Gimp Painter nas pastas certas tem um pdf que explica tudo, mas tambem achei a versão com intalador para windows, preguiça de procurar hein meu velho achei nos dois primeiros resultados de busca no google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *