Depois de uma merecida pausa de dez dia para tirar uma férias, coisa que não faço faziam mais de três anos, estou retornando a rotina normal de atualizações do blog. Agradeço a todos que enviaram e-mails preocupados com o sumiço. A viagem serviu para recarregar as baterias e ao mesmo tempo fazer algumas atualizações no hardware do computador. Mas, isso é assunto para outros artigos. Nesse meio tempo em que estive fora, o Blender 2.50 recebeu mais uma atualização para a sua versão Alpha 1 que logo foi atualizada para Alpha 2 devido a um bug sério na versão 1. Essa é mais uma versão no caminho para lançar o Blender 2.60 no segundo semestre desse ano, logo depois que o projeto Durian for finalizado e o curta de animação Sintel estiver pronto.

A versão 2.50 alpha 2 incorpora algumas ferramentas que estavam em desenvolvimento, mas que acabaram ficando de fora do Alpha 0.

Quer ter uma idéia de como estão as ferramentas de animação? A equipe do projeto Durian está publicando diversos vídeos com amostras das ferramentas de animação.

O vídeo acima mostra como deve ficar a configuração e controles de animação para a personagem Sintel, que empresta seu nome como título da animação criada pelo projeto Durian. No vídeo a personagem está com diversos controles que deformam a sua face de acordo com sliders para assumir expressões faciais diferentes. Se você quiser ter acesso aos arquivos do projeto, basta comprar o DVD da animação que apresenta todos esses arquivos e material de ajuda.

Para fazer o download do Blender 2.50 Alpha 2, visite esse link.

Sempre é importante lembrar que a versão Alpha do Blender 2.50 ainda deve ser usada com cautela em projetos que envolvem prazos ou remuneração. Em outras palavras, você não deve usar essa versão para produção, apenas para fazer testes e conhecer a nova interface. Como o software é muito novo, podem acontecer problemas e pequenos bugs que ainda não foram resolvidos. Isso pode muito bem minar o seu projeto e até mesmo fazer com que você tenha perda total nos seus arquivos. Bem, esse é apenas um alerta para evitar problemas maiores. Eu mesmo ainda uso o 2.49 para fazer projetos mais sérios.