Blender 2.50 Alpha 2 disponível para download

Depois de uma merecida pausa de dez dia para tirar uma férias, coisa que não faço faziam mais de três anos, estou retornando a rotina normal de atualizações do blog. Agradeço a todos que enviaram e-mails preocupados com o sumiço. A viagem serviu para recarregar as baterias e ao mesmo tempo fazer algumas atualizações no hardware do computador. Mas, isso é assunto para outros artigos. Nesse meio tempo em que estive fora, o Blender 2.50 recebeu mais uma atualização para a sua versão Alpha 1 que logo foi atualizada para Alpha 2 devido a um bug sério na versão 1. Essa é mais uma versão no caminho para lançar o Blender 2.60 no segundo semestre desse ano, logo depois que o projeto Durian for finalizado e o curta de animação Sintel estiver pronto.

A versão 2.50 alpha 2 incorpora algumas ferramentas que estavam em desenvolvimento, mas que acabaram ficando de fora do Alpha 0.

Quer ter uma idéia de como estão as ferramentas de animação? A equipe do projeto Durian está publicando diversos vídeos com amostras das ferramentas de animação.

O vídeo acima mostra como deve ficar a configuração e controles de animação para a personagem Sintel, que empresta seu nome como título da animação criada pelo projeto Durian. No vídeo a personagem está com diversos controles que deformam a sua face de acordo com sliders para assumir expressões faciais diferentes. Se você quiser ter acesso aos arquivos do projeto, basta comprar o DVD da animação que apresenta todos esses arquivos e material de ajuda.

Para fazer o download do Blender 2.50 Alpha 2, visite esse link.

Sempre é importante lembrar que a versão Alpha do Blender 2.50 ainda deve ser usada com cautela em projetos que envolvem prazos ou remuneração. Em outras palavras, você não deve usar essa versão para produção, apenas para fazer testes e conhecer a nova interface. Como o software é muito novo, podem acontecer problemas e pequenos bugs que ainda não foram resolvidos. Isso pode muito bem minar o seu projeto e até mesmo fazer com que você tenha perda total nos seus arquivos. Bem, esse é apenas um alerta para evitar problemas maiores. Eu mesmo ainda uso o 2.49 para fazer projetos mais sérios.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

10 comentários sobre “Blender 2.50 Alpha 2 disponível para download”

  1. gostaria de saber entre os pacotes de maya e blender? qual o melhor? do tipo vejo mutio somente um esforço ao blender mas o pessoal usa maya: ganha-se oscar por ele, ganha-se emprego. gostaria de saber o esforço vale a pena? quaze não vejo tutoriasi de cinema 4d mas olho o site e vejo 1 milhao de acessos no youtube canal. vejo blende rpra ca e pra la mas onde esta os pacotes de como fazer passo a passo na comunidade blender? como ferramente revolucionária que se propoe falta muita coisa: diz unidos por que nõa o fazem: especila character riggin blender: ou especial multi linguagem sobre asuntos diversso e não gato pingado como vejo por ai enatum fika que nem os outros?: conhecimento primeiro o meu : quem pode pagar. Ja o belnder proposta free ou melhor dizendo: proposta gratuita de criação e desenvolvimento alternativo de universalizacao do conhecimento 3D ( assim levanto a bola dos blendeiros* )

    mas ainda acredito que ainda verei um software ou que a comunidade* reveja esses conceitos Open sourse* e mostre realmente pelo que veio e sua real proposta pois vejo ainda como vantagem adquirir uma licença de uam grande empresa memso individualista coo autodesk ou maxon sideFX pois possuem um marketing uma politica voltada a atender nescessidades e não xiítismo desemfreado ou fogo de palha como vejo ate mesmo na revista blender out!.
    grato pelo seu esforço allan pelo blog ams ai fika ate emmso uam dica como especial.
    “O mundo não é somente de quem pode pagar e sim de quem pode ajudar a contruir mais e mais com o pouco que possue” .

  2. Por favor ! nunca diga nunca !!!
    você é O cara , e eu depois q nao usei mais a minha tablet o photoshop ficou mais lerdo … ainda nao tenho pratica com tablet , mas tenho certeza q isso se resolve com o tempo …
    Muito Sucesso !

  3. Ufa!!!! Já tava preocupado.
    Bom retorno.
    Uma coisa que senti falta nessa versão foi o comando para ajuste de mapeamento UV que permitia usar o slide edge sem afetar o mapeamento (ficava no UV calculation e se chamava- transform correction). Sem falar que o Bake ta dando bug no Win XP.

  4. Caro thiefvrt,

    que quer dizer seu comentário? Isso é português do Brasil? E não estou falando dos erros de digitação, concordância verbal e outras gramaticalidades. Eu tô falando sério. Eu tentei entender o que vc escreveu no seu comentário e não entendi.

  5. Gostaria de saber se realmente dá trabalhar profissionalmente com o blender. Pois, estou fazendo uma monografia e gostaria de fazer alguma coisa relativa ao blender. Mas, ao mesmo tempo quero aprender uma boa ferramenta para modelagem 3D. Para no futuro ganhar algum dinheiro com isso. Pretendo também comprar livros e etc. do blender.

    Parabéns pelo site!

    Outras pessoas também podem me ajudar???!

  6. Allan, vi seu nome nos AGRADECIMENTOS ESPECIAIS do Big Buck Bunny!! Você tem o dedo metido aí né?? :p

    Faz um tutorial ensinando a usar bones (armature) personalizados..

    Você tem um video ensinando a deixá-los na forma em que eu quiser, mas sim.. e depois?? =/

    Vlw pela iniciativa dos tutoriais gratuitos para os pobres 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *