A Autodesk anunciou no final da tarde para o público o lançamento da versão 2011 da maioria dos seus softwares e ferramentas para modelagem 3d e animação, estando entre a lista de atualizações o 3ds Max 2011. Essa versão já apareceu aqui no blog diversas vezes sob os estudos do projeto excalibur. Mas, ainda não foi dessa vez que o 3ds Max sofreu uma reformulação completa na sua interface como foi proposto anteriormente. O anuncio da Autodesk não apresentou a lista completa de recursos do 3ds Max 2011, mas o que já foi anunciado é bem animador e apresenta algumas ferramentas interessantes para os profissionais e usuários do 3ds Max.

A lista completa de novidades do 3ds Max 2011 pode ser conferida nesse link.

Mas, o que melhorou? Quais as novas ferramentas?

Com base na lista disponível no web site da Autodesk, compilei os recursos que mais se destacam:

  • Slate – Materiais usando nós: A maioria dos softwares de edição 3d já contava com opções para criar materiais com base em nós. Agora o 3ds Max 2011 tem o slate, que é um sistema de nós especializado em materiais. Pelo que pude perceber nos vídeos de demonstração, ele não é tão poderoso como o Softimage ICE, mas representa um grande avanço na criação de materiais no 3ds Max.
  • Quicksilver – Render por GPU: Esse sistema de renderização promete utilizar o poder das GPUs para acelerar o render na viewport do 3ds Max 2011. Com isso os artistas podem visualizar imagens e cenas de maneira mais realista, sem a necessidade de fazer renders de teste.
  • Edição colaborativa: Novas ferramentas permitem realizar mudanças em modelos 3d com base em camadas, fazendo com que o trabalho em equipe possa ser realizado de maneira mais eficiente até mesmo em partes diferentes do mesmo modelo 3d.
  • Ferramenta completa de composição 3d: Agora é possível fazer boa parte da composição 3d direto no 3ds Max.
  • Integração com o CAT: O sistema de animação que foi adquirido com a Softimage, agora faz parte do 3ds Max 2011. Isso encerra o legado do Character Studio que foi durante muitos anos a ferramenta de animação de personagens integrada ao 3ds Max.
  • Salvar projetos na versão 2010: Esse é um recurso desejado por artistas do 3ds Max já faz um bom tempo! A possibilidade de salvar projetos em formatos de arquivos anteriores. Agora podemos criar um projeto no 3ds Max 2011 e caso seja necessário o mesmo projeto pode ser salvo como um arquivo MAX do 3ds Max 2010.

Essa é apenas uma lista preliminar de recursos do 3ds Max 2011, com mais material sendo lançado quando a versão completa do software começar a ser comercializada no final desse mês.