O Blender 2.50 apresenta vários novos recursos que estão atraindo a atenção de diversos usuários e artistas, inclusive de outras ferramentas como o 3ds Max, para ao menos experimentar o Blender como opção para uma possível migração. Entre os usuários mais antigos do Blender a aceitação das mudanças é muito positiva, mas ainda existem pessoas que não aderiram completamente ao novo Blender, principalmente devido a ausência de scripts que facilitam o trabalho nas versões anteriores ao 2.4x. Como exemplo de script que faz grande falta na versão 2.50 podemos citar os especializados em integrar o Blender com renderizadores externos como o YafaRay e LuxRender. Até o presente momento a documentação da nova API do Blender não está pronta, o que dificulta um pouco o processo de atualização desses scripts.

Mas, um usuário do Blender resolveu fazer um experimento e conseguiu criar um script, mesmo que simplificado, para exportar cenas do Blender 2.50 para o YafaRay. Esse artista se chama Silvio Falcinelli e o mesmo publicou o script beta para o YafaRay nesse endereço. O texto está em Italiano, mas é bem fácil de localizar o link no texto. Antes de fazer o download do arquivo é importante ressaltar que o mesmo só funciona na versão Alpha 2 do Blender 2.50. É extremamente importante ter o Python 3.1 instalado e o próprio YafaRay.

Assim que você copiar o script, procure nas pastas do Blender 2.50 o seguinte caminho \.blender\scripts\io e copie o script lá. Com o script no local correto, ao abrir o Blender 2.50 teremos a seguinte opção na seleção do render:

blender-250-yafaray-render-script-01.png

Esse é o método para trocar o renderizador do Blender 2.50. Quando escolhemos o YafaRay, o painel de render muda para mostrar as opções do renderizador. Essas são as telas:

blender-250-yafaray-render-script-02.png

As opções existentes nesse script ainda não englobam a totalidade dos parâmetros do YafaRay, mas já é um bom exemplo de como será um provável script oficial oferecido pela comunidade de usuários do YafaRay. Antes de correr para fazer o download é bom avisar que o script é bem instável, e nos testes que realizei aqui o render foi iniciado, mas o resultado final foi bem estranho ou mesmo distorcido.

Se você usa o YafaRay profissionalmente, recomendo ficar o 2.49. Essa ferramenta é para os destemidos e corajosos que não se importam com uma ferramenta ainda em desenvolvimento.