O uso de sistemas de iluminação pode determinar o sucesso ou qualidade de uma determinada imagem, principalmente se essa imagem possuir elementos com reflexões. Isso tem relação direta com materiais do tipo vidro ou plástico, que muitas vezes estão com todos os parâmetros corretos no editor de materiais do software, mas pela ausência de elementos reflexivos na cena, acabam gerando efeitos simples. Basta adicionar uma luz do tipo área com tamanho considerável para aparecer na reflexão. Com isso o efeito do material reflexivo é potencializado ao máximo. Além das luzes do tipo área, podemos usar também imagens do tipo HDRI que já apresentam diversos elementos próprios para gerar reflexões.

A aplicação dessa técnica em renderizações ambientadas em cenas com grande número de objetos reflexivos, como na cozinha ou banheiros pode ajudar muito na iluminação. Caso você nunca tenha usado esse tipo de iluminação com o mental ray e 3ds Max, encontrei um conjunto de vídeos que mostra o processo de modelagem e iluminação de uma cena interna com esses softwares.

No vídeo podemos acompanhar o procedimento completo de modelagem que inclusive é iniciado com base em arquivos de CAD, para ser mas exato é um arquivo DWG. O uso de um arquivo vindo do AutoCAD é importante nesse caso, pois um dos objetivos do autor no tutorial é exatamente usar dimensões reais para trabalhar o modelo 3d. Com o uso de dimensões e escala real para o arquivo, o processo de configuração da iluminação fica bem mais simplificado, inclusive no uso de opções avançadas como luzes IES (fotométricas).

Para os que nunca usaram o mental ray para valer em cenas ou projetos, os vídeos são uma excelente oportunidade de aprender um pouco mais sobre o processo de configuração e ajuste do render e materiais no mental ray. O software é extremamente poderoso, mas é famoso por possuir diversas opções de configuração que dificultam a vida de artistas menos experientes. Esse é um dos motivos que fazem muitas pessoas migrarem para o V-Ray e deixar o mental ray de lado, mesmo o software acompanhando a instalação do 3ds Max.

No total são cinco vídeos com quase uma hora de tutorial em vídeo demonstrando o processo de modelagem e renderização. O material é mais que recomendado!