AutoCAD 2011

A Autodesk está começando a fazer a divulgação em massa da sua linha de produtos atualizada para as versões 2011, assim como já comentei aqui no blog quando anunciei o lançamento do 3ds Max 2011. Agora chegou a vez dos softwares especializados em desenho técnico, como é o caso do famoso AutoCAD 2011. Essa é uma ferramenta muito especial para o nosso mercado local, pois é de longe a mais usada em todos os escritórios de arquitetura e engenharia. Ainda conheço pessoas que resistem em migrar para metodologias mais modernas e eficientes, como o BIM, pois estão muito enraizadas no uso do AutoCAD.

Qual a razão disso? Nos cursos de graduação que tem algum tipo de cadeira técnica, os professores acabam indicando para os alunos o AutoCAD como sendo a melhor opção para criar desenhos técnicos, recomendando que seus alunos realizem cursos dos mesmos. O resultado é uma leva enorme de profissionais e estudantes que só sabe trabalhar no AutoCAD.

Bem, mas quais as novidades do AutoCAD 2011? Para explicar e apresentar as novidades do AutoCAD 2011, a Autodesk publicou no seu web site uma excelente tabela comparativa de recursos entre o AutoCAD 2010 e o AutoCAD 2011.

Pela tabela podemos perceber que muito do que foi anunciado no AutoCAD 2010 como sendo novidade foi aprimorado e expandido nessa nova versão. Entre as novidades listadas na tabela está a inclusão de novas opções para modelagem 3d, como o suporte a:

  • Surface Modeling
  • Surface Analysis
  • Point Cloud Support
  • Materials Library
  • Introductory 3D Workspace

Essas ferramentas permitem crias superfícies mais complexas, analisar a continuidade entre planos diferentes, selecionar materiais pré-definidos e interfaces otimizadas para tarefas diferentes de modelagem 3d.

Os outros recursos que são relacionados ao desenho de forma geral são:

  • Transparência de Layers, objetos e blocos
  • Manipulação aprimorada de hachurias
  • Criação e seleção de objetos com base em objetos similares
  • Controle individual de visualização para objetos em diferentes Layers
  • Melhor acionamento de Constratins na criação de objetos
  • Suporte ao formato FBX para importar e exportar objetos

Com essa pequena lista de recursos já é possível ter uma idéia de como será o AutoCAD 2011, quando as primeiras imagens e tutoriais em vídeo aparecerem na internet. Para saber mais sobre o lançamento, visite o web site da Autodesk e a página do AutoCAD 2011.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

20 comentários sobre “AutoCAD 2011”

  1. Apesar de haver vários softwares de desenho o AutoCad é o melhor sistema, é convenção de que em todos os cursos técnicos e de nível superior, ele é recomendado até mesmo pelos professores.

  2. Esse cad parece ter um bug no hatch. No CAD 2010, quando se fazia um hatch, depois clicava 2x com o botão esquerdo em cima do hatch feito, ele abria a janela do hatch. Agora, quando se clica 2x com o CAD 2011, ele abre a propriedade do objeto selecionado (como se clicasse no objeto e apertasse CTRL + 1). Alguém sabe como mudar ?

  3. oi , pessoal eu baixei o auto 2011.
    Na verdade eu conheço muito pouco de auto cad , pois comecei a faculdade há pouco .
    Gostaria de saber se alguem teria boa vontade em me dar boas dicas
    abraço a todos
    Atenciosamente , Charles

  4. Olá, boa noite.

    Trabalho com topografia e gostaria de receber um link, com tutorial(s) do autocad 2011 mas especificamente na área de topografia. Espero retorno, grato por vossa compreesão. Dyego Guimarães

  5. Como encontrar a linha de comando para delimitar a área de desenho, não estou vendo o ”FORMAT” e ”DRAWING LIMITS”, será que não baixei ou instalei direito? Se alguem souber como fazer para eu acessar este comando, favor encaminhar resposta para pimentel55@gmail.com.
    Atenciosamente.
    Pimentel

  6. Para trabalhar com topografia devemos nos atentar que o cad apenas considera siglas em inglês, portanto vou passar um exemplo de coordenadas: 3500mm – 22º37’NE (noroeste), line, clica no ponto inicial @3500<N22d37'E

  7. sem dúvida é um excelente programa, principalmente para arquitetura e engenharia civil.

    Se você for da área de mecânica, solidworks domina

  8. gostaria de receber informações sobre o cad civil 11,mas trabalho com topografia e gostaria de dicas ou uma boa indicação de videos relacionados. valeu um abraço

  9. Boa Noite, eu sempre trabalhei com o Autocad em inglês e agora instalei em Portugues. O meu problema deverá de ser de muitos outros utilizadores deste progrma. Não ha possibilidade de ter o programa propriamento dito em portgues e os comandos em ingles?

    Obrigado

  10. Bom dia, o meu autocad 2011, quando tento gravaro abrir um ficheiro, pede para escrever a sua localização na barra, deixou de aparecer o explorador, como faço para voltar a ter o explorador como opção de escolha.

    Obrigado

  11. Bom dia Allan, gostaria de saber como faço para mudar a aparência do meu AutoCAD2011, o que você mostra na postagem Tutoriais e dicas de desenho, é uma interface que já conheço de oputras versões a minha está muito diferente. Quando fiz meu curso usei a versão AutoCAD 2004. Espero que você possa ler minha mensagem e possa me ajudar.

    Obrigada

  12. Boa tarde.
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, Estou sempre bisbilhotando e aprendendo com seus artigos, são excelentes.
    Trabalho com AutoCad já há algum tempo, porém, sou autoditada e confesso que aindatenho dúvidas quanto a impressão em escalas e inserção de folhas e carimbos. Se você tiver tempo para postar um tutorial, agradeço. Parabéns!

  13. Toda vez que abro este arquivo aparece a seguinte mensagem traduzido: esse desenho vai exibir a mensagem, produzido por um produto da Autodesk educacional. Você quer continuar?
    Se você continuar, a mensagem irá marcar este desenho e todos os desenhos que fazem referência a ele.
    continuar a operação atual.
    Ok continuo a operação.
    Só que quando vou plotar aparece nas 4 bordas do papel
    produced by an autodesk educational product.
    Com faço para retirar esta mensagem…..

  14. Caro José, essa mensagem aparece porque o arquivo foi gerado em uma versão do autocad Educacional. Você pode salvar em DXF para tirar a mensagem ou pode salvar com o formato um pouco maior assim a imagem sairá fora do formato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *