A melhor maneira de avaliar se um software pode atender as suas necessidades de trabalho ou estudos é usando o mesmo, e pensando nisso a Autodesk foi rápida na disponibilização do AutoCAD 2011 para download gratuito, logo após anunciar o mesmo no seu web site. Como fazer o download gratuito do AutoCAD 2011? Sempre que me perguntam como fazer o download legalizado do AutoCAD, as respostas são sempre as mesmas. A primeira opção é usar a versão de testes do AutoCAD 2011 que funciona totalmente por 30 dias corridos, e depois expira. Você pode até pensar que trinta dias não são suficientes para avaliar um software tão complexo como o AutoCAD, mas o objetivo desse tipo de download é oferecer uma amostra da ferramenta para quem já conhece o AutoCAD.

Para os estudantes interessados em fazer o download gratuito do AutoCAD 2011, a Autodesk disponibiliza outro canal em que é possível fazer o download legalizado de vários softwares da empresa para fins acadêmicos. O único requisito para se inscrever na área acadêmica da Autodesk é estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino. Isso vale para professores também.

Eu mesmo sou cadastrado no web site da Autodesk e tenho acesso aos downloads do AutoCAD, 3ds Max, Maya e vários outros softwares da empresa. Claro que não são licenças ilimitadas. Por exemplo, no caso do 3ds Max 2010 design a licença funciona por 6 meses corridos, o suficiente para um estudante se ambientar com a ferramenta, ou no meu caso preparar material educacional para o software e montar minhas aulas.

O AutoCAD 2011 ainda não está disponível na área educacional da Autodesk, mas deve ser questão de tempo até que a versão 2010 seja substituída pela 2011.

Entre as novidades do AutoCAD 2011 é sempre bom destacar as novidades para a modelagem 3d que incluem novos tipos de topologia, como as superfícies 3d aprimoradas. Esse tipo de objeto 3d sempre foi um grande desafio de modelagem para os artistas especializados em AutoCAD, mas agora com a versão 2011 a promessa é de resolver e melhorar a criação de objetos com topologia orgânica e complexa, como produtos de design e edificações com tenso estruturas.

Para fazer o download gratuito do AutoCAD 2011, visite o endereço apontado no link e faça a cópia da versão de testes.