Nos últimos dias você deve ter acompanhado aqui no blog as diversas notícias e tutoriais sobre o Photoshop CS5 e o seu impressionante recurso chamado Content-Aware Fill, que permite selecionar e remover elementos de imagens, identificando os pixels ao redor da seleção e fazendo o preenchimento automático. Bem, esse recurso é realmente impressionante quando assistimos as demonstrações em vídeo do Photoshop CS5. Mas, e se eu disser que um recurso parecido com esse já existe em outra ferramenta? E para melhorar, a ferramenta é totalmente gratuita! Sim, estou falando do GIMP e de um plugin para o software chamado Resynthesizer. Essa ferramenta foi fruto de uma tese de doutorado de um pesquisador chamado Paul Francis Harrison. O título da tese é “Image Texture Tools” e que acarretou na aplicação prática da pesquisa com o algoritmo do Resynthesizer.

Só para recordar um pouco mais sobre o que faz o Content-Aware Fill do Photoshop CS5, esse foi o vídeo usado para demonstrar a ferramenta pela Adobe:

Para fins de comparação, um artista que usa o GIMP fez a captura das imagens usadas nessa demonstração e criou um vídeo equivalente, usando apenas as ferramentas do GIMP.

Como fica evidente pelos vídeos apresentados, o plugin do GIMP faz exatamente a mesma coisa que o Content-Aware Fill do Photoshop CS5, o melhor de tudo é que a ferramenta é totalmente gratuita. O download do plugin Resynthesizer do GIMP pode ser feito nesse endereço, inclusive com a consulta da tese que originou o algoritmo em PDF.

O mais interessante é que essa não é a única ferramenta do GIMP que oferece recursos listados como novidade do Photoshop. Existe outra ferramenta chamada de Liquid Rescale que também é oferecida como um plugin. Ela é equivalente ao Content-Aware Scale do Photoshop CS4 em que as imagens podem ser redimensionadas, mantendo as proporções do conteúdo. O vídeo abaixo mostra a aplicação da ferramenta em fotografias no GIMP:

Nesse caso, ao que parece os autores dessa ferramenta foram contratados pela Adobe para implementar o plugin no Photoshop CS4. Repare que o web site do Liquid Rescale não é atualizado já faz quase um ano.

Fica a dica, se você quiser aproveitar as ferramentas do Photoshop CS5 de maneira gratuita, basta fazer o download do GIMP e dos referidos plugins para editar suas fotografias com um pouco da mágica apresentada nos últimos meses.