Visualização arquitetônica com base em fotografia no Blender e YafaRayPublicado em: 8, AprOs projetos de visualização para arquitetura geralmente tem dois pontos de partida bem definidos, e dependendo do tipo de referência usada para iniciar a modelagem e visualização, o artista pode ter muito trabalho para desenvolver o projeto. O mais comum é o tipo de visualização baseada em arquivos de CAD como os projetos em DWG ou DXF, em que o artista usa o material como ponto de partida para criar elementos gráficos usando as linhas do desenho técnico. Esse é o método mais usado pela velocidade com que é possível criar modelos 3d com a ajuda do desenho técnico, pois o artista não precisa se preocupar muito com as dimensões já definidas no arquivo de CAD. Mas, existe outro tipo de modelagem que é mais difícil e desafiadora para os artistas. Esse tipo de modelagem usa como ponto de partida apenas referências fotográficas ou mesmo esboços sem escala. Nessa situação o artista precisa pesquisar por material de apoio e determinar as dimensões com base em observação e proporções. Caso você nunca tenha realizado um projeto como esses, existe um excelente tutorial envolvendo o uso do Blender e YafaRay para reproduzir uma cena urbana com base em fotografia. O objetivo do tutorial é reproduzir de maneira exata a fotografia abaixo:
O tutorial pode ser encontrado no link apontado no parágrafo anterior, mas existe um pequeno detalhe. O texto está todo em Francês, mas isso não é nada que o Google Translate não possa resolver. A tradução não é perfeita, mas como o tutorial apresenta muitas imagens a parte do texto não gera impedimentos para entender o conteúdo. O material está dividido em cinco partes distintas:
A última parte do tutorial ainda adiciona um elementos extra ao tutorial que é a composição da imagem usando o GIMP. O autor do material cria mapas de Ambient Occlusion e Z-Depth para adicionar um senso extra de realismo no GIMP, usando misturas de camada. Para os que trabalham ou precisam desenvolver habilidades na visualização para arquitetura, o tutorial é uma ótima fonte de informação e uso do Blender com o YafaRay. Sem artigos relacionados. Curso Online Animação 3D com Blender, baseado em vídeo aulas!10 Aulas | Totalmente Online | Professor: Allan Brito Apr 8 |
Atualizações por e-mailCategorias
Arquivos
PesquisaLinks
Meta |
Tags3ds max
Animação
Animação 3D
AutoCAD
Autodesk
Autodesk 3ds Max
Autodesk Maya
Blender
Blender 2.5
Blender 2.50
Blender 3D
CAD
Computação Gráfica
Desenho Técnico
Desenvolvimento Blender
Desenvolvimento Jogos
Dicas Animação
Dicas Blender
Dicas Modelagem
Dicas Render
Dicas SketchUp
download gratuito
Google SketchUp
Maquete Eletrônica
Maquetes Eletrônicas
Maya
Mental Ray
Modelagem 3D
Modelagem Arquitetura
Modelagem Poligonal
Render
SketchUp
Tutoriais
Tutorial 3ds Max
Tutorial Animação
Tutorial AutoCAD
Tutorial Blender
Tutorial Blender 3D
Tutorial Maya
Tutorial Modelagem
tutorial render
Tutorial SketchUp
V-Ray
Visualização arquitetura
YafaRay
|
Deixe um comentário
Regras para comentários