Os projetos de visualização para arquitetura geralmente tem dois pontos de partida bem definidos, e dependendo do tipo de referência usada para iniciar a modelagem e visualização, o artista pode ter muito trabalho para desenvolver o projeto. O mais comum é o tipo de visualização baseada em arquivos de CAD como os projetos em DWG ou DXF, em que o artista usa o material como ponto de partida para criar elementos gráficos usando as linhas do desenho técnico. Esse é o método mais usado pela velocidade com que é possível criar modelos 3d com a ajuda do desenho técnico, pois o artista não precisa se preocupar muito com as dimensões já definidas no arquivo de CAD.

Mas, existe outro tipo de modelagem que é mais difícil e desafiadora para os artistas. Esse tipo de modelagem usa como ponto de partida apenas referências fotográficas ou mesmo esboços sem escala. Nessa situação o artista precisa pesquisar por material de apoio e determinar as dimensões com base em observação e proporções.

Caso você nunca tenha realizado um projeto como esses, existe um excelente tutorial envolvendo o uso do Blender e YafaRay para reproduzir uma cena urbana com base em fotografia. O objetivo do tutorial é reproduzir de maneira exata a fotografia abaixo:

tutorial-visualizacao-arquitetura-fotografia.jpg

O tutorial pode ser encontrado no link apontado no parágrafo anterior, mas existe um pequeno detalhe. O texto está todo em Francês, mas isso não é nada que o Google Translate não possa resolver. A tradução não é perfeita, mas como o tutorial apresenta muitas imagens a parte do texto não gera impedimentos para entender o conteúdo.

O material está dividido em cinco partes distintas:

  • Pesquisa de imagens e referências para o projeto
  • Estudo de iluminação sobre a iluminação existente na cena
  • Guia sobre a modelagem de todos os elementos da imagem e cenário de fundo
  • Ajustes e configuração dos materiais e texturas
  • Renderização e composição da imagem

A última parte do tutorial ainda adiciona um elementos extra ao tutorial que é a composição da imagem usando o GIMP. O autor do material cria mapas de Ambient Occlusion e Z-Depth para adicionar um senso extra de realismo no GIMP, usando misturas de camada.

Para os que trabalham ou precisam desenvolver habilidades na visualização para arquitetura, o tutorial é uma ótima fonte de informação e uso do Blender com o YafaRay.