A criação de projetos arquitetônicos usando tecnologias e recursos amigáveis ao meio ambiente é hoje tido como um recurso extra, que muito em breve deve começar a ser adotado como lei em várias das grandes cidades. Da mesma maneira que artiquetos precisam respeitar recuos e normas técnicas, uma edificação vai precisar comprovar o baixo nível de emissão de carbono, ou uso eficiente da luz solar. Para esse tipo de tarefa já existem diversas tecnologias e técnicas que auxiliam na escolha dos melhores materiais e configurações, fazendo com que as decisões de design nos projetos sempre sejam voltadas para uma melhor eficiência energética.

Se você quiser aprender um pocuo mais sobre como funcionam essas tecnologias e quem sabe já aplicar as técnicas nos seus projetos, o AUGI (Autodesk User Group International) organizou um curso totalmente gratuito sobre o Autodesk Ecotect. Esse é um software especializado na análise e estudo da projeção do sol, conforto térmico entre outros. O curso está todo disponível em vídeo.

curso-gratuito-arquitetura-solar.jpg

Essa é uma lista dos assuntos abordados no curso:

  • Interface
  • Editando opções dos projetos
  • Editor de modelos 3d
  • Página de visualização
  • Página de análise dos dados
  • Análise térmica
  • Análise da projeção solar na edificação
  • Custos de materiais
  • Consumo de recursos pela edificação

Todos esses assuntos são abordados de maneira muito rápida, pois o tempo do curso é bem curto, mas já servem como ponto de partida para que possamos utilizar os recursos em outras ferramentas. Apesar de ser bem completo, o Ecotect não é a única solução para esse tipo de projeto. Por exemplo, existe o excelente e gratuito IESVE para o SketchUp que exporta as informações para o VE-Ware, para realisar análises semelhantes sobre a eficiência energética do projeto.

Ainda existe o Energy Plus para o SketchUp também, que é menos amigável que o produto da IESVE, mas apresenta resultados bem completos.

Entre os dois a minha opção ainda é pelo IESVE pela facilidade e rapidez no uso e criação de pequenos relatórios para análise energética e solar. Se você trabalha com visualização de projetos para arquitetura, esse pode ser um mercado ainda inexplorado que tem muito potencial para demandar visualizações e estudos especializados. Recomendo fazer o curso que requer apenas o registro nos fóruns do AUGI para que o acesso seja liberado.