AutoCAD 2011 pode receber versão para Mac Os X

Uma das coisas que faz muitos arquitetos e engenheiros resistirem em mudar o seu ambiente de trabalho do PC baseado em Windows, para um Mac é a ausência do AutoCAD. Mesmo com excelentes opções para a plataforma da Apple voltadas para desenho técnico e gestão de projetos como o VectorWorks e o ArchiCAD, muita gente só sabe usar o AutoCAD e não está disposta a mudar de software. Já faz um bom tempo que recebo perguntas sobre o uso do AutoCAD no Mac Os X. Eu mesmo uso a versão educacional do AutoCAD 2010 virtualizado no Mac Os X, com a ajuda do VM-Ware. Em termos de performance não é a melhor opção, mas funciona.

Depois que o AutoCAD 2011 foi lançado pela Autodesk, um rumor está circulando os blogs especializados em CAD e nos fóruns de usuários do software. Esse rumor, nada mais é que o desenvolvimento em segredo ainda de uma versão do AutoCAD 2011 para o Mac Os X. Existem diversas pistas no próprio AutoCAD 2011 que levam a crer que em breve, uma versão para Os X será lançada.

Point Cloud in AutoCAD 2011

A primeira pista para esse desenvolimento do AutoCAD está na mudança do sistema de Help. Sim, o sistema de help do AutoCAD 2010 era baseado nos arquivos tipo chm do Windows e na versão 2011 está todo na web. Uma rápida análise no próprio conteúdo do help mostra que as imagens e referências estão escritas de maneira a deixar o conteúdo independente de plataforma.

Isso pode parecer pouco, mas é uma mudança muito grande de estrutura sem nenhuma justificativa plausível.

Outro ponto importante e ainda mais descarado é o SDK do ObjectARX usado para desenvolver ferramentas e plugins para o AutoCAD 2011. A nova versão apresenta diversos comentários de texto nos códigos com uma alusão clara a elementos do Os X.

Por enquanto, são apenas rumores que podem muito bem se concretizar num futuro próximo.

Isso deve ser reflexo do incrível sucesso do Autodesk Smoke, lançado para a plataforma poucas semanas atrás. Se você quiser fazer o download gratuito do AutoCAD 2011, visite o endereço indicado. Apesar de ser um início animador, existem outras ferramentas da Autodesk que devem aparecer na plataforma Mac. Para os que nutrem esperanças de ver o 3ds Max funcionando no Mac, é melhor colocar as barbas de molho, pois isso deve demorar muito para acontecer, se é que veremos tal adaptação.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “AutoCAD 2011 pode receber versão para Mac Os X”

  1. A única pena é que a praga vai se espalhar. Acho que uma das vantagens de ele não existir para a plataforma MAC é porque acabou abrindo caminho para programas mais especializados e menos conhecidos da maioria, como o ArchiCAD.
    Sou um assíduo usuário do AutoCAD, com muita vontade de migrar de vez para o ArchiCAD, mas a dificuldade é imensa. Tanto em termos de tempo para aprender (o trabalho não dá esse tipo de espaço) como em termos de convencer e ensinar aos outros que o programa é muito melhor.

  2. Muita gente é doutrinada a usar o AutoCAD na própria Faculdade, em que os professores mesmo dizem que o AutoCAD é o melhor.

    Por isso, muitos acabam cegos para as outras opções. Já vi muita gente fazer curso de AutoCAD, porque o professor da faculdade recomendou.

  3. Caro Alan,

    isso seria possível mesmo ??
    ou é só especulação?

    att.: Antonio Netp

  4. então o motivo dos professores antigamente indicarem o AutoCAD é simplemente porque ele é o programa mais usado no mercado.
    agora a bola da vez é o Revit

    mas convelhamos, quem conhece um programa CAD conhece todos. o que muda é a interface de usuario, falo isso com a experiencia de um usuario de 15 anos de CAD (neste periodo já trabalhei com AutoCAD, IntelliCAD, Microstation, Vector, Revit…)

    no mais, acho que por um bom tempo quem quiser usar um MAC, vai ter que trabalhar com BOOTCAMP. particularmente acho muito dificil a Autodesk voltar a produzir o AutoCAD para outro SO

  5. sou usuario do cad a muito tempo, mas recentemeente comprei um pc mac e gostaria de usa-lo com a tecnologia cad, o que fazer?

  6. Allan

    Me ajude a baixar o AutoCAD gratuito, estou iniciando neste mundo do autocad. e tenho documentos que recebi e só abre neste softwer, poderia me ajudar?

    Desde já agradeço a vossa atenção.

    secesso meu querido..

    Carlos Alberto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *