LuxRender: Absorção baseada em física e script para Blender 2.50

Entre os renderizadores existentes para o Blender, o que melhor produz resultados para renderização de ambientes externos é o LuxRender. Ele é a melhor opçõa de render dos que são distribuídos em código aberto, para criar imagens realistas para arquitetura e visualização de produtos. A sua natureza Unbiased faz com que as renderizações e configurações dos materiais sejam na maioria das vezes, baseadas em física real. A ferramenta está hoje na versão 0.6, mas o release candidate da versão 0.7 já está disponível para download no web site do LuxRender.

Entre as novidades para essa versão, além de diversas correções de bugs e melhorias, podemos encontrar a absorção de luz baseada em física real, o que pode deixar a renderização de materiais transparentes muito mais realista. Só para você ter uma idéia de como isso pode ajudar, a imagem baixo mostra a aplicação do recurso na criação de água para uma piscina.

luxrender-blender-agua-realista-3d.jpg

Se você quiser aprender como configurar essa cena, e saber mais sobre a absorção, visite esse tutorial sobre LuxRender 0.7.

Além do tutorial, você pode ter interesse em participar do concurso que está escolhendo a splash screen do LuxRender 0.7 quando ele for lançado. Para participar é bem simpes, crie uma imagem com o mais alto grau de realismo, e envie para esse endereço nos fóruns de usuários do LuxRender. Os requisitos de tamanho são simples, a sua imagem deve ter no mínimo 1600 por 900 pixels de tamanho e estar em PNG sem compressão . As cores da imagem devem estar em 24 bits.

Mas, o grande assunto na comunidade de usuários do LuxRender é a existência de um script experimental lançado na última sexta-feira nos fóruns do LuxRender, que permite converter cenas pelo Blender 2.50. A ferramenta é o primeiro script funcional que integra o Blender 2.50 com o LuxRender, mas por enquanto só envia o modelo 3d. Para conseguir renderizar objetos com iluminação e detalhes como materiais e texturas, ainda teremos que esperar.

Assim como aconteceu com o script não oficial para o YafaRay, você deve ter cuidado ao tentar usar ferramentas assim, pois nada foi testado e pode inclusive danificar suas cenas. Portanto, faça backup antes de usar.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *