A ferramenta conhecida como extrude é a base para a modelagem 3d em diversas ferramentas, sendo que no SketchUp não é nada diferente. O nome ou procedimentos adotados para elaborar o modelo 3d podem ser mais simples, mas é o extrude que você conhece de outros softwares como Blender ou 3ds Max. A única desvantagem da modelagem pelo SketchUp é que ela acaba sendo simples demais, e limita a quantidade de elementos que cada artista pode criar. Mas, sempre é possível adicionar pequenos scripts ou plugins que oferecem opções para suprir essas deficiências na modelagem com o SketchUp.

Um usuário que desenvolve vários desses pequenos plugins para modelagem, oferecendo tipos diferentes e inéditos de extrude para o SketchUp, acabou de publicar nos fóruns do SketchUcation um conjunto de ferramentas chamada de TIG Extrusion tools para SketchUp. Isso nada mais é que uma série de plugins gratuitos do SketchUp, reunidos em um único pacote. Para fazer o download, visite o endereço indicado e lembre de fazer o cadastro no fórum do SketchUcation para copiar o arquivo. Isso é necessário para fazer o download do mesmo.

Assim que copiamos o arquivo e extraímos o conteúdo para a pasta de plugins do SketchUp, as ferramentas são adicionadas como um novo menu no Sketchup. A imagem abaixo mostra esse menu no SketchUp 7:

plugin-gratuito-sketchup-modelagem-3d.png

Com essas oito novas ferramentas de extrude para o SketchUp podemos trabalhas com a modelagem de elementos muito mais complexos. Um desses tipos de modelos 3d que podemos criar com essas novas ferramentas são os orgânicos, necessários para criar estruturas para projetos arquitetônicos voltados para áreas de lazer ou esportes.

A imagem abaixo mostra um exemplo do Extrude Edges by Rails que faz a ligação entre duas linhas diferentes, usando como base para isso um perfil.

plugin-gratuito-sketchup-modelagem-3d-2.jpg

Esse é apenas um dos tipos de superfícies mais arredondadas e com perfil orgânico que podemos fazer com o conjunto de ferramentas. As opções de extrude com o loft estão entre as mais úteis nesse segmento, se assemelhando ao que faz o loft do 3ds Max. Caso você não lembre, é a criação de uma estrutura em 3d com base em caminhos e perfis 2d. O resultado é um volume que pode muito bem representar sancas de gesso ou calçadas.

A ferramenta é totalmente gratuito e pode ajudar os artistas 3d especializados em modelagem para arquitetura com o SketchUp.