Uma das primeiras coisas que aprendemos em cursos de AutoCAD ou desenho técnico assistido é a parte de seleção e escolha de objetos. No AutoCAD a parte de seleção de objetos envolve diversas particularidades, como a famosa seleção em janela cheia ou tracejada. Com a janela cheia apenas os objetos que estão completamente dentro da janela são selecionados, e na janela tracejada o simples fato de encostar na janela adiciona o objeto na seleção. Na nova versão do AutoCAD é possível usar outros métodos de seleção que aceleram o trabalho de desenho e criação, permitindo adicionar entidades de desenho de maneira mais rápida. O vídeo abaixo foi lançado junto com o AutoCAD 2011 e mostra muito bem as novas ferramentas de seleção:

Abaixo fiz uma pequena lista com a descrição de cada ferramenta:

  • Add selected: Com essa opção é possível adicionar uma entidade de desenho com base na seleção de objetos já existentes. Por exemplo, ao acionar essa ferramenta e selecionar uma polyline o AutoCAD já aciona o comando Pline e cria uma Polyline com as mesmas propriedades.
  • Select Similar: Aqui é possível criar algo semelhante a um filtro, em que informamos um determinado objeto inicial que é usado para selecionar outras entidades de desenho com as mesmas propriedades. Isso é excelente para fazer ajustes em textos.
  • Selection Cycling: Se você já passou por problemas para fazer seleção em objetos que estão sobrepostos, como linhas que representam janelas e projeções, você deve gostar do Selection Cycling. Com essa opção acionada, ao clicar sobre um objeto o AutoCAD 2011 mostra uma lista com os nomes dos objetos sobrepostos. Quem trabalha com desenho técnico sabe o quanto esse tipo de ferramenta pode ajudar no AutoCAD, pois desenhos complexos geralmente apresentam muitos objetos sobrepostos.
  • Isolate Objects: Agora é possível acionar uma opção que isola a visualização de objetos selecionados de maneira muito parecida com o que acontece no 3ds Max. O AutoCAD 2011 permite trabalhar com esse recurso de maneira independente ao controle de camadas.

Se você quiser fazer o download gratuito do AutoCAD 2011, visite o link indicado e se cadastre no web site da Autodesk para fazer o download da ferramenta.