3ds Max 2011: Interface Super Ribbon para modelagem e animação

Uma das coisas que um artista 3d de ter de sobra para conseguir trabalhar na área é paciência, pois muitas das tarefas e ações necessárias para criar personagens ou configurar a iluminação de personagens, requer muita repetição e testes. Quando a tarefa envolve animação de personagens com diversas dependências e configurações a paciência precisa ser redobrada, pois é necessário configurar e lembrar de muitos pequenos detalhes. Entre as ferramentas que podem ajudar nesse tipo de tarefa está a organização da interface dos softwares 3d, que se oferecer as opções corretas em apenas poucos cliques do mouse, pode acelerar e muito qualquer tipo de projeto. Entre os recursos anunciados com o 3ds Max 2011 está a possibilidade de personalizar a interface Ribbon, usada para organizar a interface do software.

Se você está usando o 3ds Max 2011 e gostaria de alterar e personalizar a interface Ribbon para que a mesma se enquadre no seu modo de trabalho, um usuário dos fóruns da CG Society publicou um pequeno script que altera os painéis e interfaces, que ele chama da Super Ribbon. O download do script para o 3ds Max 2011, pode ser feito nesse link.

Para instalar o Script, basta fazer uma cópia do arquivo “SuperRibbon.ms” para a pasta StdScripts\StdScripts na instalação do 3ds Max 2011.

A ferramenta faz diversas modificações na interface para ajudar na modelagem e criação de elementos para projetos, facilitando o acesso e configuração. Por exemplo, ao escolher a criação de uma primitiva geométrica na nova interface, podemos determinar as características da primitiva direto na interface Ribbon, sem precisar editar posteriormente as opções.

O próprio autor da ferramenta comenta que a mesma não está finalizada e pode ser melhorada e personalizada para outros artistas, inclusive com o uso de outras opções e plugins para o 3ds Max. Por exemplo, algumas opções do VRay pode ser incluídas na composição da interface.

Como posso usar esse script para personalizar a minha interface? Bem, essa é a parte que pode dar um pouco de trabalho. O autor dessa ferramenta usou uma sequência de opções em MAXScript para configurar a interface, e caso você queira fazer ajustes no material criado por ele, é possível usar o Super Ribbon como base para criar outras interfaces. O segredo é aproveitar essa interface como um template e editar o script para adicionar ou remover elementos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “3ds Max 2011: Interface Super Ribbon para modelagem e animação”

  1. bom dia allan
    gostaria de saber se vc pode me ajudar pois estou entrando agoara na area de 3d. comprei o 3ds max mas ainda nao sei usa-lo. gostaria de saber se vc tem apostila para iniciantes de 3ds max?

  2. Boa noite…gostaria de saber se há possibilidades de conseguir uma apostila do 3dmax 2011 pela internet em portugues pq estou tendo certas dificuldades de configurar minha planilha e materiais…..grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *