Uma das coisas que um artista 3d de ter de sobra para conseguir trabalhar na área é paciência, pois muitas das tarefas e ações necessárias para criar personagens ou configurar a iluminação de personagens, requer muita repetição e testes. Quando a tarefa envolve animação de personagens com diversas dependências e configurações a paciência precisa ser redobrada, pois é necessário configurar e lembrar de muitos pequenos detalhes. Entre as ferramentas que podem ajudar nesse tipo de tarefa está a organização da interface dos softwares 3d, que se oferecer as opções corretas em apenas poucos cliques do mouse, pode acelerar e muito qualquer tipo de projeto. Entre os recursos anunciados com o 3ds Max 2011 está a possibilidade de personalizar a interface Ribbon, usada para organizar a interface do software.

Se você está usando o 3ds Max 2011 e gostaria de alterar e personalizar a interface Ribbon para que a mesma se enquadre no seu modo de trabalho, um usuário dos fóruns da CG Society publicou um pequeno script que altera os painéis e interfaces, que ele chama da Super Ribbon. O download do script para o 3ds Max 2011, pode ser feito nesse link.

Para instalar o Script, basta fazer uma cópia do arquivo “SuperRibbon.ms” para a pasta StdScripts\StdScripts na instalação do 3ds Max 2011.

A ferramenta faz diversas modificações na interface para ajudar na modelagem e criação de elementos para projetos, facilitando o acesso e configuração. Por exemplo, ao escolher a criação de uma primitiva geométrica na nova interface, podemos determinar as características da primitiva direto na interface Ribbon, sem precisar editar posteriormente as opções.

O próprio autor da ferramenta comenta que a mesma não está finalizada e pode ser melhorada e personalizada para outros artistas, inclusive com o uso de outras opções e plugins para o 3ds Max. Por exemplo, algumas opções do VRay pode ser incluídas na composição da interface.

Como posso usar esse script para personalizar a minha interface? Bem, essa é a parte que pode dar um pouco de trabalho. O autor dessa ferramenta usou uma sequência de opções em MAXScript para configurar a interface, e caso você queira fazer ajustes no material criado por ele, é possível usar o Super Ribbon como base para criar outras interfaces. O segredo é aproveitar essa interface como um template e editar o script para adicionar ou remover elementos.