A primeira coisa que a maioria dos usuários me pergunta quando faço a sugestão para que os mesmos migrem do 3ds Max para o Blender, é se será possível importar os seus antigos projetos para o Blender. Esse sempre foi um ponto relativamente crítico na migração, que até hoje só podia ser contornado com o uso de formatos de arquivo 3d reconhecidos universalmente. A importação direta de arquivos com o extensão max do 3ds Max é praticamente descartada para o Blender, pois o formato é fechado e apenas a Autodesk poderia oferecer as instruções necessárias para converter esse tipo de arquivo em formatos como o COLLADA. Mas, nem tudo está perdido! Um usuário do Blender e 3ds Max e que tem conhecimento sobre programação, desenvolveu um script que permite exportar cenas criadas no 3ds Max para o Blender, usando o formato OBJ.

O diferencial desse script é que o autor promete manter a maioria das configurações e ajustes para animação feitos no 3ds Max, inclusive propriedades como a hierarquia de objetos e até mesmo ajustes do mental ray. O script para exportar do 3ds Max para o Blender pode ser copiado nesse endereço.

O vídeo abaixo mostra um exemplo da aplicação da ferramenta no 3ds Max 2010:

No tutorial podemos perceber que é feito algum tratamento na parte do script executado no 3ds Max, que foi desenvolvido com MAXScript. Essa é a parte que prepara o arquivo para ser recebido no Blender. Assim que o processo termina teremos uma série de arquivos que podem ser importados depois no Blender ou qualquer outra ferramenta. A grande vantagem desse processo é que as relações de hierarquia e keyframes adicionados no 3ds Max foram corretamente transportados para o Blender 2.50. Isso facilita muito a conversão de antigos projetos de animação, em que é preciso continuar o procedimento no Blender.

A desvantagem é que o 3ds Max ainda é necessário para fazer a conversão do material, o que pode acabar limitando um pouco o uso da ferramenta. O ideal mesmo é que usuários do Blender pudessem importar material do 3ds Max sem a necessidade do software. Já imaginou poder usar a grande variedade de bibliotecas de arquivos e mobiliário existente no formato do 3ds Max? Isso para renderização com o YafaRay ou LuxRender. Seria fantástico.