Na área de modelagem 3d de objetos geométricos o SketchUp é sem sombra de dúvida uma das ferramentas mais usadas e populares entre artistas e entusiastas de computação gráfica, sendo inclusive usado em ambientes educacionais para o ensino de geometria e outras disciplinas mais visuais. Mas, o SketchUp infelizmente tem várias limitações no que se refere a criação de certos tipos de objetos, principalmente quando esses modelos apresentam curvas e superfícies orgânicas. Esse tipo de deficiência é resolvida com o uso de scripts e plugins que adicionam novas funcionalidades ao SketchUp.

Quando o assunto é modelagem para arquitetura, dois dos objetos que oferecem o maior grau de dificuldade para a pessoa responsável pela modelagem é a criação de escadas ou rampas. As rampas oferecem um tipo especial de desafio para modelagem, pois são geometrias que podem ser espiraladas e inclinadas. Até para desenhar em softwares de CAD a criação de rampas é complicada.

Um script no SketchUp permite criar elementos como rampas de maneira muito simples chamado Shape Bender. A ferramenta funciona de maneira muito semelhante a um extrude guiado por curvas, em que é necessário criar um perfil usado para criar o modelo 3d. O vídeo abaixo mostra um exemplo de como é possível criar uma rampa inclinada em forma de arco, que pode muito bem ser usado em maquetes eletrônicas.

O Shape Bender para o SketchUp pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço. Lembro que é necessário se registrar no SketchUcation para acessar o arquivo. Alguns usuários tem dificuldade em acessar o fórum devido ao layout um pouco confuso na interface do mesmo. A dica é procurar pelo botão register no canto esquerdo da interface, logo acima da primeira mensagem do fórum.

No vídeo de exemplo o autor cria uma rampa, mas o script pode ser usado para a criação dos mais diversos objetos como estradas, calçadas ou qualquer coisa que possa ser definida com um perfil. No caso de artistas ou profissionais que trabalham com visualização para urbanismo, a ferramenta deve ajudar bastante no design de elementos curvos. A única coisa que o script não resolve é a criação desse mesmo tipo de modelo 3d sobre superfícies irregulares, como na lateral de um jardim em terrenos acidentados. Nesse caso é preciso usar outras técnicas para projetar o modelo 3d sobre o terreno.

Mas, isso é assunto para outro artigo.