O uso de animações e vídeos usando técnicas 3d está se tornando cada vez mais comum, inclusive com crescente demanda na área do entretenimento graças ao barateamento da tecnologia. No que se refere aos softwares 3d já existem diversas ferramentas e opções para conseguir produzir animações em 3d usando técnicas simples como a estereoscopia. O Maya já dispõe de uma câmera nativa para esse propósito, gerando uma imagem renderizada para cada olho e criando a ilusão de profundidade nas imagens. Até mesmo com o Photoshop CS4 e CS5 podemos trabalhar com a técnica em imagens estáticas.

O Blender 2.49 tinha um script muito bom que adicionava uma câmera estereoscópica ao software, e esse script está em processo de atualização para a versão 2.50. Apesar de realizar uma tarefa simples, o script é muito útil para gerar o efeito 3d.

blender-camera-estereoscopica.png

Essa versão atualizada do script para câmera estereoscópica no Blender pode ser copiada nesse endereço. No mesmo local é possível fazer o download de um vídeo demonstrando como usar esse tipo de ferramenta em animação.

A câmera estereoscópica nada mais é que um conjunto de duas câmeras colocadas em paralelo e que permitem gerar imagens duplicadas, uma para cada olho. Com o uso dos famigerados óculos especiais é possível fazer a união das imagens e gerar a ilusão de profundidade.

Esse mesmo princípio pode ser gerado para qualquer ferramenta em 3d que não tenha ainda sistema de câmera semelhante.

O script em si ainda está sem nenhum recurso extra para o Blender 2.50, mas com o tempo o autor deve atualizar as opções do script e permitir controle total sobre a câmera. O mais interessante é que o Blender pode fazer a parte da câmera e também a pós-produção do vídeo com o editor de nós. Basta misturar a imagem das duas câmeras e teremos em pouco tempo um vídeo usando 3d anaglifo. Esse é aquele tipo de imagem que visualizamos com os óculos com lentes em ciano e vermelho.

O ponto negativo dessa tecnologia é que esses óculos acabam com as cores da animação, mas é uma maneira rápida e de baixo custo para produzir conteúdo em 3d.