O mercado publicitário é um dos maiores consumidores de animações em 3d para divulgar os mais variados produtos, sendo que entre os destaques da mídia publicitária hoje temos a divulgação de celulares. Na grande maioria das vezes os vídeos que mostram os celulares e seus recursos são todos virtuais, com os modelos sendo representados em esquema de animação. Isso economiza com estúdio, e teoricamente o pessoal que produz o vídeo sequer precisa de um modelo físico do aparelho para começar a trabalhar na animação.

Esse é um excelente exemplo de animação para adicionar ao seu portfólio, caso seu objetivo seja trabalhar com animação 3d. O primeiro passo é escolher um modelo de celular para trabalhar a modelagem e depois animação. Se você quiser seguir um excelente tutorial que encontrei sobre modelagem e animação de celulares no 3ds Max, recomendo visitar os links indicados nesse artigo. Os vídeos foram produzidos por um artista brasileiro chamado Henrique Melo.

O tutorial é dividido em nove partes e abrange desde a preparação do projeto com o uso de desenhos e fotos, até a parte de animação do celular propriamente dito, que nesse caso é um Sony Ericsson W205. Esse modelo de celular já não é muito novo, mas apresenta uma série de desafios para o artista devido aos botões circulares na sua base que complicam um pouco a organização da topologia.

O último vídeo que mostra a configuração da animação usando o 3ds Max:

Sony Ericsson W205 – 09_Setup&Animation from Henrique Melo on Vimeo.

O resto dos tutoriais e links para os respectivos vídeos sobre a modelagem com 3ds Max, podem ser encontrados nesse endereço.

No conjunto de vídeos é possível encontrar várias informações e técnicas úteis, e o mais importante, o artista aplica conceitos universais de ajuste tanto no modelo 3d como na animação. Portanto, as técnicas de edição e configuração dos movimentos dos objetos no editor de curvas do 3ds Max, podem ser aplicados em outras ferramentas 3d sem maiores problemas.

O tutorial não é realizado no 3ds Max 2011, mas é perfeitamente possível assistir aos vídeos e adaptar o conteúdo para as versões mais recentes também.

Além do 3ds Max que é usado para a modelagem e animação, o artista também usa o Photoshop e After Effects para fazer a composição final do tutorial. A dica é seguir os procedimentos mostrados no tutorial para criar o seu próprio vídeo, adicionando o mesmo ao portfólio de animação. No momento em que esse portfólio for exibido em agências ou produtoras de comerciais, garanto que o mesmo terá impacto positivo na avaliação do seu trabalho.