O Photoshop CS5 trouxe diversas ferramentas novas para artistas e profissionais especializados em edição de imagens. Um dos recursos adicionados em edições passadas do Photoshop e que continua a fazer sucesso entre esses artistas é o suporte a manipulação de alguns objetos em 3d, principalmente a possibilidade de adicionar e ajustar texturas em modelos produzidos em softwares como o Blender, 3ds max e outros. Isso é possível graças a existência de um Layer 3D. Se você nunca usou esse tipo de recurso, pode aprender como aproveitar as camadas 3d do Photoshop CS5 no tutorial abaixo, usando texto e uma imagem para gerar efeitos com texturas e sombreamento.

No vídeo, o autor do tutorial cria um texto simples associado a uma camada com propriedades e capacidade de exibir material em 3d. O efeito é um pouco parecido ao que existe já faz muitos anos em versões do Corel Draw com a opção de fazer extrude simples em textos e formas geométricas. Claro, o tipo de efeito realizado nesse tipo de exemplo é simples, assim como acontece com o 3d do Corel.

Para quem nunca usou softwares 3d ou sistemas semelhantes, as opções 3d do Photoshop CS5 são uma oportunidade para usar texturas ou outros projeção de sombra e ajuste de planos em 3d.

Junto com esse tutorial de Photoshop CS5 diversos outros exemplos mostrando o Content-Aware Fill em ação editando fotografias e imagens do cotidiano. Por exemplo, o vídeo abaixo mostra a ferramenta do Photoshop removendo fiação de fotografias urbanas, o que é um problema extremamente comum em imagens capturadas em cidades. Você tira a foto e acaba tendo aquela estrutura de fios elétricos na frente da imagem. O Content-Aware Fill ajuda na remoção desse tipo de estrutura.

Essa mesma ferramenta está disponível no GIMP também com o plugin Resynthesizer. A ferramenta para o GIMP já existe faz mais de um ano, e pode realizar edições e limpeza em imagens de maneiras muito semelhante ao que o Photoshop CS5 faz. Você precisa apenas tomar cuidado com o tipo de padrão usado na imagem que deve ser removido, pois nem sempre o algoritmo resolve.

Se você ainda não teve oportunidade de usar essas novas ferramentas, é possível fazer o download gratuito do Photoshop CS5 e outras ferramentas da Adobe no link indicado nesse artigo.