Clicky

Blender 2.50: Anisculpt para animação de personagens

Uma das grandes novidades da interface do Blender 2.50 é a possibilidade de integrar o uso de ferramentas criadas com base apenas em scripts na interface, o que permite criar um ambiente de desenvolvimento e criação mais eficiente. Um bom exemplo disso pode ser conferido com o script AniSculpt que já ajudou muitos artistas na versão 2.4x e agora promete facilitar a animação no 2.50. Mas, o que é o AniSculpt? Essa é uma ferramenta de animação para o Blender que manipula personagens e elementos 3d com base em escultura e outras ferramentas.

Para artistas 3d que trabalham com animação de personagens esse tipo de script é de grande ajuda, pois permite fazer ajustes na malha 3d usando apenas movimentos de mouse, como se realmente estivéssemos esculpindo as deformações dos modelos 3d.

O script que está sendo portado para o Blender 2.50 pode ser copiado nesse endereço, assim como um vídeo de demonstração da ferramenta já sendo executada no 2.50 pode ser copiado também. Repare como no vídeo o autor mostra o AniSculpt perfeitamente integrado com a interface do 2.50. A imagem abaixo foi retirada desse mesmo vídeo:

blender-250-anisculpt-animacao.png

Como o AniSculpt consegue fazer esse tipo de edição? Simples! O autor trabalhou com o módulo de escultura digital do Blender e fez com que as deformações fossem transformadas em Shape Keys. Com isso, podemos criar posições nos primeiros quadros da animação e em quadros posteriores realizar as deformações, fazendo com que as expressões não precisam ser modeladas previamente.

Esse tipo de animação é conhecida também como Morph Target, em que o artista precisa modelar manualmente as expressões faciais e determinar a porcentagem com que cada uma dessas expressões deve ou não ser aplicada. Por exemplo, se duas expressões forem criadas para felicidade e raiva para um modelo 3d, e o artista determinar que a mesma sofre influência de 80% da expressão de felicidade e 10% de raiva, o software fará uma mescla entre o deslocamento dos vértices da face para as duas expressões.

Com o uso do AniSculpt é possível fazer esse tipo de edição diretamente no modelo, sem a necessidade de modelagem prévia. Se você pretende usar as ferramentas de animação do Blender 2.50 para criar personagens, essa ferramenta é mais que recomendada.

2017-04-11T10:27:50+00:00 By |Animação, Blender 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Victor 27/01/2011 em 11:03 am

    Olá pessoal, fiquei bastante interressado nesse script mai sou iniciante em Blender e ainda mais na verssão 2.5. Eu aprendi sozinho e queria uma ajuda de como posso adicionar esse script ? e se alguem tiver ai alguma video aula bacana mais intermediaria de blender podem me mandar !
    Obrigado a todos .

  2. daniel 25/07/2011 em 9:27 pm

    gente eu tb sou iniciante no blender + eu não sei nd sobre ele e nem sei como usá-lo, eu so sei add objetos alguem pode me ajudar com vídeos sobre a 2.5 do blender???? de preferência vídeo em portugês criado por algum brasileiro ou uma tradução desde já obrigado!!!!!

  3. Allan Brito 25/07/2011 em 9:30 pm

    Oi Daniel,

    Você encontra um curso gratuito de Blender 2.5 em português nesse endereço http://ead.allanbrito.com
    Tudo com aulas em vídeo.

    Abraços

Deixar Um Comentário