A criação de elementos como grama é de fundamental importância para projetos envolvendo visualização para arquitetura, sendo um dos muitos desafios para o artista 3d responsável pela ambientação do cenário. As técnicas disponíveis para criar grama virtual são as mais variadas e passam por partículas, plugins para pêlos, texturas e até mesmo a modelagem de folhas. A mais eficiente envolve o uso de ferramentas especializadas em instanciamento de objetos como o V-Ray Scatter ou outra que possa copias múltiplos objetos. Isso pode ser feito até mesmo em renderizadores como o LuxRender ou Índigo que suportam instâncias de objetos.

Para o caso de projetos realizados usando o SketchUp a solução era geralmente exportar o modelo 3d e tratar a grame em outro ambiente, ou então aplicar textura simples de grama para simular. Mas, se você pretende realizar projetos no SketchUp e precisa gerar grama mais realista, um artista desenvolveu um script para o SketchUp que ajuda na criação de grama baseada em geometria. O Script para o SketchUp que gera grama pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço.

tutorial-sketchup-grama-arquitetura.jpg

A grande vantagem desse tipo de modelagem de grama usando geometria é o nível de realismo para uso em sombras e outras interações é muito melhor, pois as pequenas folhas modeladas na superfície do modelo representam fielmente a grama real. Mas, como tudo que é bom, existe um ponto negativo a considerar nesse caso que é o elevado consumo de recursos do computador.

Com a ferramenta são gerados alguns milhares de faces no objeto que por um lado ajudam a simular a grama de maneira realista, mas por outro podem comprometer a capacidade de editar e alterar o arquivo. O resultado pode ser uma cena que não pode mais ser editada de maneira rápida ou simples.

A dica para usar essa ferramenta em maquetes eletrônicas é a sua aplicação apenas no final da modelagem, e se você não quiser ter problemas com perdas depois, recomendo fazer uma cópia de segurança da sua maquete eletrônica. Com a aplicação da grama na cópia de segurança, fica fácil e seguro avaliar o consumo de recursos do computador.

Para pessoas que usam o SketchUp como base para a modelagem, a criação de grama em maquetes eletrônicas é de grande ajuda.