A criação de modelos físicos de papel é um grande desafio devido ao design do objeto que precisa prever as partes do objeto de devem ser recortadas ou dobradas. Esse é um trabalho que tem relação direta com a modelagem 3d, pois envolve conhecimentos muito semelhantes aos usados no processo de mapeamento UV. Quando temos um modelo 3d que precisa ser mapeado com precisão, o processo envolve “recortar” a malha 3d do objeto para depois abrir o modelo e com a estrutura planificada, ajustar a textura da maneira como acharmos melhor. Até mesmo a construção de modelos físicos, como maquetes reais envolve um tipo de planejamento muito semelhante.

Para quem nunca tentou criar esse tipo de modelo de papel, saiba que um software 3d como o Blender pode ajudar significativamente no processo. E se o que faltava era orientação sobre o assunto, um artista e usuário do Blender chamado David Guzmán resolveu esse problema. Ele disponibilizou um livro gratuito que aborda o uso do Blender como base para o planejamento e design de modelos de papel.

Tudo é feito com base em um script Python que acompanha o download do livro, e ajuda no processo de planificação dos modelos 3d. O livro se chama Fundamentals of Paper Model Design e pode ser copiado no endereço indicado no link.

livro-gratuito-pdf-blender-modelo-papel.jpg

O livro é bem extenso e conta com mais de 200 páginas de tutoriais e dicas sobre como criar um modelo 3d simples no Blender, e depois tratar a malha do objeto 3d aberta e gerar um arquivo vetorial que possa ser impresso e depois recortado. É o tipo de tarefa para a qual não se imaginaria o uso de ferramentas sofisticadas como o Blender, ou mesmo outros softwares 3d, mas que ajudam aos que precisam trabalhar com esses modelos de papel.

Antes de pensar que qualquer modelo 3d pode passar por esse tipo de transformação, é importante tomar cuidado com a topologia e quantidade de faces dos objetos trabalhados. Lembre que todas as faces dos modelos 3d devem ser representadas fisicamente na impressão, portanto quando mais suavizada for uma superfície, mais dobras são necessárias no papel.

Isso mostra o quanto o Blender pode ser versátil, até mesmo como forma de ensinar e aprimorar o raciocínio geométrico e a visão espacial. Com esse tipo de aplicativo usado em escolas, o ensino de disciplinar relacionadas e geometria fica muito mais simples e atrativa.